PERSONAGENS DA NOSSA MÚSICA REGIONAL – TOSTÃO, UM DOS MELHORES SANFONEIROS DO MUNDO – Por Cláudio de Oliveira Freitas.

TOSTÃO UM DOS MELHORES SANFONEIROS DO MUNDO.

 

Tostão - O Sanfoneiro...


Antônio José dos Santos, o “TOSTÃO” nasceu na cidade mineira de Estrela do Sul – MG, e é considerado um dos melhores sanfoneiros do mundo. Tostão é conhecido no Brasil todo como um dos grandes músicos do gênero musical Chamamé. É considerado o primeiro sanfoneiro a criar coreografias e uma perfomance que lhe garante os créditos.

Tostão foi descoberto ainda criança quando, aos cinco anos de idade começou a tocar. Já gravou cinco CDs. No trabalho exposto no DVD que foi lançado em 2008, traz nomes inesquecíveis da música sertaneja para cantar e tocar 21 composições, algumas inéditas.

Todos os anos Tostão participa do Festival de Corrientes, na Argentina, e já esteve inclusive em Milão, na Itália, por quatros anos seguidos, se apresentando no maior encontro de sanfoneiros do mundo.

Sua história com a música começa em 1978 quando na cidade de Uberlândia – MG, começou a tocar em bailes até 1982. Depois foi para Ribeirão Preto – SP, onde conheceu a dupla sertaneja Lourenço e Lourival, para quem trabalhou até 1985. No ano seguinte, Tostão passou a tocar chamamé: e não parou mais. Passou a participar dos festivais de chamamé do mundo, ganhando em quase todos os melhores prêmios já existentes para quem tem habilidade com a sanfona. Começei a tocar no ano de 1975. Eu via meu pai tocar nas “Folias de Reis”, e peguei gosto pela coisa, logo aprendi a tocar e em seguida, montei uma dupla com meu irmão, conta o músico.

Todos os anos ele está presente em Romaria para participar do encontro de Folia de Reis e encerrer o evento com chave de ouro, exibindo um bom chamamé. Para quem é apaixonado pela música e, principalmente pelo acordeon, fica emocionado ao ver Tostão abrir o fole e tocar.

Compartilhe esse texto com seus contatos:

18 Responses to PERSONAGENS DA NOSSA MÚSICA REGIONAL – TOSTÃO, UM DOS MELHORES SANFONEIROS DO MUNDO – Por Cláudio de Oliveira Freitas.

  1. Cláudio Freitas disse:

    Para quem é apaixonado pela música e principamente pelo acordeom, fica emocionado ao ver Tostão abrir o fole da gaita e tocar, pois de fato o homem toca muito, além de ser humilde. Em uma certa entrevista do Rei do Baião Luiz Gonzaga ele exclamou o seguinte:”UMA SANFONA BEM TOCADA VALE POR DEZ INSTRUMENTOS“.

  2. camilo disse:

    Sou de Campo Grande, estado de Mato Grosso do Sul, nascido na fronteira com o Paraguai. Cresci ouvindo polcas e chamamés e acho difícil encontrar uma pessoa que goste mais do que eu, ouvir uma acordeão bem executada. Portanto sou fã desse acordeonista mineiro, que tem demonstrado prazer em solar um bom chamamé. Ele é um artista alegre, brincalhão com seus colegas Parabéns pelo sucesso! Que o Senhor Deus, lhe sabedoria e saúde, para fazer muita alegria aos seus fãs, e entre eles eu estou incluso.

  3. camilo disse:

    sou de Campo Grande, estado de Mato Grosso do Sul, nascido na fronteira com o Paraguai. Cresci ouvindo polcas e chamamés e acho difícil encontrar uma pessoa que goste mais do que eu, ouvir uma acordeão bem executada. Portanto sou fã desse acordeonista mineiro, que têm demonstrado prazer em solar um bom chamamé. Ele é um artista alegre, brincalhão com seus colegas, parabéns pelo sucesso. Que o Senhor Deus, lhe dê sabedoria e saúde, para fazer muita alegria aos seus fãs, e entre eles eu estou incluso.

  4. Sou de Campo Grande Mato Grosso do Sul, já Morei em Rondônia e Atualmente Moro em Cuiabá Mato grosso, Curto Muito a Musica Sertaneja Principalmente Polcas e Chamamés. Admiro e Respeito Todos os Sanfoneiros do Brasil que são Profissionais de Qualidade são Bons Cada um Tem Sua Qualidade Sem Defeitos Que da Prazer a gente Ouvir Mais Falar do Tostão Com o Seu Estilo e Habilidades Com A Gaita Sem Duvida A Classificação Esta Certa Tostão é Uns Dos Melhor Sanfoneiro do Mundo Sou Fã e Corto Muito o Belíssimo Trabalho do Tostão Sucessos e que Deus Ilumine Sempre o Seu Caminho.

  5. José da Cruz disse:

    Embora tenha nascido no Sertão Maranhense não sou muito chegado a forró, e por isso não gostava de sanfona, mas o Tostão é muito interessante ver ele tocar. Eu também considero como uns dos melhores Sanfoneiro, Parabens para o Tostão…

  6. José Ap.Silva disse:

    Olá Tostão, realmente você para mim é um dos melhores do Mundo, gosto de acordeon. Ainda não vi outro que pelomeno pudece emitá-lo.
    Valeu um forte abraço e que Deus esteja com você onde quer que esteja.Amém.

  7. Antonio Aparecido disse:

    Com certeza é o melhor sanfoneiro do Brasil. É pena que aqui em Minas Gerais não encontra os cds deste artista. São Sebastião do paraiso estado de Minas Gerais.

    • Dom Pablito disse:

      Caro Aparecido.

      Sugiro você procurar na internet, através do Google. O blog agradece pela participação e concorda que o grande Tostão é um dos melhores sanfoneiros desse nosso país.

  8. Dirceu Garcia disse:

    Tostão eu Dirceu Garcia concordo Plenamente que você é o Melhor Sanfoneiro do mundo, por isso que eu estou enviando esta mensagem a você e eu gostaria de receber de você um CD ou Melhor um DVD cobrando o valor ou como Presente porque eu ainda não até hoje sanfoneiro de qualidade como você e se você responder o meu pedido eu não sei como te agradecer eu te peço encarecidamente responda por favor o meu pedido eu desejo a você uma boa Tarde e que Deus te Abençoeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee muito com este teu Talento.

  9. Maria Gloria Souza de Deus disse:

    Adoro ouvir o som da sanfona do Tostão,tenho 3 DVDs dele, pra mim ele é um artista completo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>