ARTESANATO ; BELO JARDIM E PESQUEIRA NA ROTA 232

BELO JARDIM E PESQUEIRA NA ROTA 232.

 

Espaço Tareco e Mariola. Centro de Artesanato de Belo Jardim.

 

Belo Jardim e Pesqueira, aqui no agreste central, agora fazem parte do ‘Projeto Rota 232’, lançado pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (SETUR-PE), na última quarta-feira (14), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR).

PESQUEIRA. Terra da Graça, do Doce e da Renda...

Na ocasião, foi lançado o ‘Guia de Artesanato’, que contempla 11 destinos que têm como acesso a BR-232. Cinco produções de Belo Jardim ganharam destaque, são elas: o Tareco e Mariola, Ateliê de José Cláudio, o Estado de Arte, as Sandálias Romana, e a Cerâmica do Sitio Rodrigues.

jarras artesanais produzidas no sítio Rodrigues, Belo Jardim-PE.

O espaço Tareco e Mariola funciona como expositor para o artesanato da cidade. Localizado às margens da BR-232, no quilômetro 185, ele é também sede do projeto de desenvolvimento sustentável, das Baterias Moura, que realiza a coleta seletiva do lixo e o converte em artesanato. No local, tubos de papelão se transformam em móveis, retalhos de pano em lindos espelhos e garrafas pet em vassouras.

No Ateliê de José Cláudio, que fica no bairro do São Pedro, os pedaços de madeira ‘praíba’ se tornam bonecos de aparência rústica, muito bem montados. O artesão trabalha também com a palha de bananeira, que envolve os bonecos, bois e cavalos. Todos os produtos têm membros articulados.

Já o Projeto Estado de Arte, da artista plástica Ana Veloso, é localizado no Distrito de Serra do Vento. Ela transformou um prédio em ruínas em um espaço que abriga intervenções de obras de Raul Córdula, Tereza Costa Rêgo, entre outros. Além de desenvolver trabalhos com os moradores da zona rural.

Sandálias romanas produzidas artesanalmente pelos irmãos: Adilson e Antonio.

As Sandálias romanas são produzidas pelos irmãos Adilson e Antônio, com couro atanado (couro bovino que recebe tratamento vegetal para amolecer), tendo uma variedade de modelos masculinos e femininos para atender o gosto de toda clientela.

O Sítio Rodrigues também ganhou evidência por meio da produção de cerâmica. São misturados quatro tipos de barro que tornam as peças únicas. Nessa produção destacam-se as artesãs Cida e Neguinha, que fazem jarros, potes, pratos, panelas e peças decorativas.

As pessoas interessadas em conhecer os espaços e as peças artesanais podem procurar a Secretaria de Cultura e Turismo de Belo Jardim, localizada na Praça Jorge Aleixo, s/n. Outra informações sobre o Rota 232 no site projetorota232.com.br.

 

 

Contatos:
Pollyanna Batista (81) 9106.4384 / 9760.5951
Érika Travassos (81) 9768.1426 / 8516.3046
imprensa@belojardim.pe.gov.br
Acesse: www.belojardim.pe.gov.br
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Belo Jardim

Compartilhe esse texto com seus contatos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>