SAÚDE E BEM ESTAR : ÁGUA MINERAL. O QUE REALMENTE SABEMOS SOBRE ELAS? – Colaboração de Carlos Henrique S Muniz.

Qual o tipo de água mineral é mais

indicado para você?

 

Sódio, bicarbonato, cálcio e outros nutrientes melhoram a sua saúde

 

 

Na escola, aprendemos que a água é incolor, inodora e insípida. Mas será que água é tudo igual? A resposta é não. Dependendo das características das fontes de onde a água é retirada, sua composição química varia, causando alterações no gosto e nos próprios benefícios obtidos pelo consumo.

Crystal – assim como a Schin e a Minalba, a Crystal também é boa para problemas intestinais. A marca também é a que possui maior quantidade de Fluoreto, bom para a prevenção de cáries. Composição química (mg/L): Bicarbonato: 107,17; Cálcio: 3,7; Sódio: 35,54; Potássio: 2,7; Cloreto: 1,27; Magnésio: 1,05; Sulfato: 1,4; Fluoreto: 0,93

Nestlé Pureza Vital – apesar de apresentar bom nível de cálcio, importante na prevenção de doenças ósseas, não foram observados outros pontos de destaque. Composição química (mg/L): Bicarbonato: 75,71; Cálcio: 15,72; Sódio: 9,32; Cloreto: 0,22; Magnésio: 0,11; Sulfato: 0,1; Fluoreto: 0,09;

“Água mineral, por definição, são aquelas provenientes de fontes naturais que possuem composição físico-química definida”, explica Carlos Lancia, hidrogeólogo e presidente da Associação Brasileira dos Industriais de Águas Minerais (Abinam). “Elas são diferentes da água de torneira por possuírem ação medicamentosa.”

Schin – A água mineral da Schin, dentre as marcas comparadas, tem a maior taxa em miligramas de magnésio, 11,1 mg/L. A necessidade diária de ingestão para uma pessoa de estatura média e de 70kg é de 50mg/L. Por isso, é a mais recomendada para atender rapidamente às necessidades diárias do mineral no organismo. Ela também é a marca com maior quantidade de cálcio na composição química (32,77 mg/L). A necessidade diária de cálcio do corpo é de 1000mg/L. A água da Schin também contém lítio, um metal bastante conhecido da indústria farmacêutica por seu um componente de medicamentos estabilizadores de humor, receitados pela psquiatria. Mas, de acordo com o psiquiatra da Unb, Raphael Boechat, devido a sua baixa concentração na água, os sais de lítios não provocam efeitos positivos ou negativos à saúde. “A quantidade mínima de sais de lítio, utilizada em psiquiatria é de 900 a 1500 mg/L. Já a água da Schin conta com 0,012 mg/L desse elemento”, diz Boechat. Composição química (mg/L): Bicarbonato: 150,85; Cálcio: 32,77; Sódio: 25,85; Cloreto:13,02; Magnésio:11,1; Sulfato: 17,8; Fluoreto: 0,06; Lítio: 0,012

O MinhaVida foi conferir a composição de cinco marcas encontradas nos supermercados (Schin, Bonafont, Minalba, Crystal, Nestlé Pureza Vital) e contou com o especialista para entender quais são as diferenças entre elas.

A água mineral é formada pela água da chuva que se infiltra no solo e, ao passar pelas rochas, carrega os sais minerais ali existentes. “Quando a água atinge uma rocha impermeável, forma-se uma jazida de água mineral, com sais totalmente naturais e diferentes de acordo com as características da jazida”, explica o hidrogeólogo Carlos Lancia. “Não existe nenhuma água mineral com composição idêntica”.

MSN/Minhavida

Compartilhe esse texto com seus contatos:

2 Responses to SAÚDE E BEM ESTAR : ÁGUA MINERAL. O QUE REALMENTE SABEMOS SOBRE ELAS? – Colaboração de Carlos Henrique S Muniz.

  1. JOZINALDO VITURINO DE FREITAS disse:

    Água boa mesmo é a que a COMPESA serve para a população de Sanharó. Abra sua torneira e sinta o aroma, veja a cor e sinta o gosto. KKKK

    • Dom Pablito disse:

      Caro Jozinaldo. Ouvi do gerente geral do escritório da Compesa de Belo Jardim, Dr. Rafael que há mais dois meses, estamos consumindo apenas água tratada da barragem do Bitury. Não está havendo mistura com a água da barregem do ipojuca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *