A TRANSPOSIÇÃO PODE SE TRANSFORMAR NO MAIOR “MICO” DO GOVERNO FEDERAL. O desabafo de quem se iludiu…

Caro Fernando.

A notícia é preocupante, com relação a nossa OBRA DE TRANSPOSIÇÃO. Leia e tire as suas conclusões. (Muita calma nessa hora). O texto é do blogdomagno e foi postado agora à tarde.(Quinta-feira 03/11)

Dom Pablito

Nota postada no blogdomagno que gerou o desabafo do colaborador Fernando Valença, com justa razão.

Passei, há pouco, em Salgueiro, a 540 km do Recife, e constatei que só uma das duas grandes obras federais no Nordeste está sendo tocada: a ferrovia Transnordestina. Os trechos de Salgueiro já foram concluídos 100% os trabalhos de terraplanagem, devendo iniciar nos próximos dias a fase de montagem dos trilhos. Já a transposição virou uma lenda. Da fase áurea em Salgueiro, que chegou a empregar 3,5 mil trabalhadores, só resta a lembrança. Salgueiro tem dois lotes, dois e três, e parte do quatro. Foram feito o desmatamento e as valas, mas não há nem sinal dos canais. “O impasse está com as empreiteiras, que propuseram aditivos não aceitos pelo governo”, relata o prefeito Marcones Libório (PSB). Segundo ele, existe uma expectativa grande quanto a retomada da obra. “O ministro está numa fase delicada de negociações. Se houver nova licitação, aí, sim, vai demorar muito mais”, disse.

OK meu caro Paulo Muniz!

 

Estava demorando para mergulhar nessa imundície que é tudo -ou quase tudo- o que este povinho ordinário, que somos todos nós, AUTORES INDECENTES DESSA “MARMOTA” QUE É O BRASIL; segundo aquela deputada do Estado do Rio: “Uma Nação de ladrões; onde todo nascituro, é gatuno! Está no DNA de quem nascer brasileiro, todos!” Lembra disso? Você deve ter o Video em que ela, em sessão plenária aberta, gesticulando DESVAIRADAMENTE, aos gritos de “Senhor Presidente!”, [dirigindo-se ao colega dela que presidia a Sessão], protestava contra a iminente nomeação de um JUIZ do TRIBUNAL DE JUSTIÇA do Estado do Rio, para ser
MINISTRO do Tribunal Superior de Justiça, o que acabou mesmo ocorrendo!

O pior de tudo é que aquele magistrado, diz-se abertamente, é ladrão, mandante de inúmeras execuções, assaltos, contrabandos, roubos, constrangimentos desesperadores, famoso porque Vendeu e ainda vende SENTENÇAS judiciais!Hoje, ele é Ministro do Tribunal Superior de Justiça!
……..
Dizia que estava demorando para mergulharmos nessa sarjeta infecta, COLOSSAL, que é a realidade sócio-política do Brasil!, contra TUDO O QUE FOR PATIFARIA, aprontada, apontada e acusada, comprovadamente, CONTRA as obras do Projeto São Francisco, em particular as da Transposição de água do Rio São Francisco para o semi-árido do NORDESTE setentrional, como consta daquele PROJETO, EIXO NORTE e da PERENIZAÇÃO do Rio Paraíba, EIXO LESTE, (que o ex-presidente sr. Luiz Inácio da Silva não veio inaugurar dia 31.DEZ.2010 e nem se dignou, até agora, vir explicar no Cariri por QUÊ “farrapou”...); ele parece ser apenas mais um, cujo DNA de gatuno, de que falou aquela deputada fluminense, “explica” tal traição…).

Você me nutre NOVAS FORÇAS quando reata a certeza de que contarei com a TRIBUNA DEMOCRÁTICA inestimável que é OABELHUDO!

Na verdade, conto também com outros elementos da Midia, impressa, Rádio e TV, além dos convites para palestras, participar de debates, etc., porém, nenhum deles me toca tanto quanto este OABELHUDO, sua Cara, seu Coração, meu irmão Dom Pablito!

Vou partir para mais não sei o quê; insisto em repetir: me resta pouco, materialmente falando… Porém, TUDO o que ainda tenho, inclui minha VIDA é para causa;  será empenhado em defesa da Transposição, sem nada a ver com interesses ou afinidade com ONG; religião; ideologia; comércio;
indústria; clube de serviço, nem social, nem esportivo; política, nada!

Não posso conceber e não irei me conformar se a Presidência da República Federativa do Brasil, “cruzar os braços” em relação ao Projeto São Francisco, em especial as obras da Transposição (Eixos NORTE e LESTE) que equivalem PARA QUEM ACREDITA EM DEUS, a um verdadeiro MILAGRE! Mais: estão num estágio que seríamos todos uma NAÇÃO de covardes, os mais desprezíveis que a escatologia inferior, humana, defecasse, se fossem interrompidas….. que dirá abandonadas. Digo mais: aprendi a amar a pátria e sei o que é dispor da própria vida por uma causa, em Caraúbas, um burgo deste tamaninho, que ninguén conhece, lá no Cariri mais seco do mundo… um lugar onde vi muitos animais e um homem, mortos de fome,….. e de sede! Eu vi, faz mais de 70 anos. Migrei de lá porém voltei, agora, para se -for preciso- oferecer minha própria vida, aqui, em defesa da Transposição, certo de que -livre como estou- não reconheço em ninguém, Força, nem Autoridade para me demover do que minha lucidez me inspirar, isto é, não vim para cá a fim de virar herói, morto! Já temos um: o expedicionário Luiz Tenório Leão, era daqui, meu contemporâneo; quem sou eu…

Vim para escrever, falar, lutar e matar e morrer se for o caso, em defesa da Tranposição(Projeto São Francisco) em geral, da PERENIZAÇÃO do Rio Paraiba, em particular, COMO DEFINIDOS no Projeto, de tal sorte, que para mim não há, repito, ninguém, suficientemente Poderoso, Forte e autoritário, civil ou militar, que ouse interromper aquelas obras, [que dirá pará-las de vez...], porque irei encarar e dizer a Ele ou a Ela, o que pretendi dizer ao ex-presidente, antes do início das obras da Transposição… “Se Vossa Exelência não inaugurar as obras da Transposição”(antes do término do 1o. Mandato)” eu irei encará-lo, onde quer que Vossa Excelência estiver, e dizer-lhe:É FROUXO, COVARDE e TRAIDOR DO POVO!”.

Se o leitor estiver interessado é só acessar www.mi.gov.br – Clicar Opiniões – 2005 – que está lá. Para dizer, meu caro, que não é bravata! Não sou chegado a tal bobagem mas, não posso me conformar e decerto não verei isso suceder: o Projeto São Francisco nas mãos de traidores do Povo, este Povo boboca que está parindo velhacos, fêmeas e machos, inferiores que suscitam sermos todos uns bagulhos despersonalizados…

Recursos do PAC. Obra parada. Desperdício...

Dói muito envelhecer sem encontrar correspondência real entre o que compõe o nosso hoje,(UMA RESULTANTE DE QUE FAZEMOS PARTE) e o que compôs o nosso ONTEM, (A FORMAÇÃO QUE RECEBEMOS DOS QUE NOS PARIRAM…) CAUSA DO QUE SOMOS E TEMOS… essa angústia sufocante que nos mata de tristeza, de indignação, de pura incompetência moral: a herança que vamos deixar, que estamos deixando, é um fiasco… a nossa postura nesta Nação não é o queriamos e deveriamos ter sabido deixar, para o amanhã; de modo que é isso: nosso PASSADO foi uma grande esperança; o nosso PRESENTE é um fiasco e o FUTURO dos nossos herdeiros: O FRACASSO DO GÊNERO DO HUMANO… Porque não temos coragem, moralmente somos gatunos…Disse a deputada fluminense…

Apesar disso, DOM PABLITO, eu me olho no espelho (interior) e ainda sinto pulsar um profundo desejo de desfrutar a certeza da construção do Projeto São Francisco, a Transposição e a PERENIZAÇÃO so RIO Paraiba, [estou na beira dele digitando], ah! Serão construídos, concluídos, realizados: acho que fecharia os olhos sorrindo! Dada a incerteza e deduzindo sempre com a LÓGICA HUMANA, … Não há outra, há?… Ocorre-me superar a indignação que nos contaram teve JESUS CRISTO ao “expulsar os vendilhões do TEMPLO”…., e munido de mega chicote, retalhar a carne odiosa dessa gente, nós todos, que não fomos capazes de ser dignos, honrados, patriotas, garantindo a edificação, ao menos, da melhor parte do PROJETO SÃO FRANCISCO.

Como se estivesse na pior seca, meu pranto e o coraçãõ em pedaços,

Fernando Valença
Defensor incondicional da Transposição(PROJETO SÃO FRANCISCO)
Advogado, escritor, jornalista, piloto, treinador de pessoal,radialista

Caraúbas, 04 de novembro de 2011.

NOTA DO BLOG.

Em função de toda a repercussão negativa que tem aparecido nos últimos dias por causa da paralização das obras do canal da transposição das águas do Rio São Francisco, o ministro da Integração Nacional, o pernambucano Fernando Bezerra Coelho que se encontrava em viagem oficial a Israel, vai dar uma entrevista coletiva, na próxima segunda-feira, no auditório do DNOCS, em Recife, às 09:30 horas.

Compartilhe esse texto com seus contatos:

9 Responses to A TRANSPOSIÇÃO PODE SE TRANSFORMAR NO MAIOR “MICO” DO GOVERNO FEDERAL. O desabafo de quem se iludiu…

  1. BOM DIA leitores!

    Ontem foi um dia excepcional! No que respeita ao que este OABELHUDO publicou, já o disse; Curioso que, fiquei horas ainda mais chateado porque havia digitado algumas linhas e, de repente…., sumiu tudo!!! Sem que eu tivesse deletado, etc. Tentei, tão pacientemente quanto possível, recuperar porém, em vão… Já tarde da noite, quando fui me deitar…: reapareceu TUDO!
    Maravilha! É o “Comentário de No. 5”, cujas duas últimas linhas estão “meio mal traçadas”, etc; Não faz mal, ao menos desta vez deve não ter sido ação de hacker´s. Acho que mereci.
    Vou tentar sintonizar a entrevista do ministro da integração nacional, em Recife, pelo JC On Line, pelas 09:30hs. Grato Dom Pablito.

  2. JOZINALDO VITURINO DE FREITAS disse:

    Dom Fernando Valença,
    Cada artigo seu, publicado neste conceituado Blog, traz para o leitor possibilidade de aprimoramento. Seus artigos, seja comentando, seja informando e até desabafando, mostram sua capacidade intelectual e nos faz sentir entusiasmo e prazer em ler. A vida, na maioria das vezes, nos prega peças. Todo homem, livre e de bons costumes, é dotado de sentimentos e sempre acredita naquilo que seus semelhantes falam. Os políticos, sem exagero algum, se prestam a batalhar por seus próprios interesses. Para eles não importam se mentem, se enganam, se faz o povo de “besta”, desde que consigam seus objetivos. Não devemos perder a esperança e devemos sempre sonhar com coisas melhores para a socieddade, mesmo que estes sonhos sejam utupias, mas vale a pena sonhar. Sou solidário com sua luta e espero que a Transposição do São Francisco seja realizada para beneficiar parte da população sofrida do Nordeste Brasileiro.

  3. Meus caros DOM PABLITO e JOZINALDO VITORINO,

    Vocês me pegaram! Haja coração!!!!!!
    Só agora à noite, neste domingo, é que tive esta emoção: O Paulo Muniz, que é VOCÊ DOM PABLITO, e o Jozinaldo Vitorino de Freitas, quase me nocutearam! Porque o que consta ali em cima, foi o que Dom Pablito, de mim já conhece: a minha definitiva decisão, de final de vida, de fazer o que minha lucidez me disser que deverá ser feito, [no que está implícita a submissão de minha própria VIDA, ele sabe disto], para a defesa incondicional da construção da Transposição[PROJETO SÃO FRANCISCO] em geral e da PERENIZAÇÃO do Rio Paraíba, em particular que, de repente, parece que O MUNDO VAI SE ACABAR, ao menos para mim que não quero viver calado, se a desgraça maior: A PARALIZAÇÃO das obras suceder! Quero dizer que escrevi tudo aquilo, ali em cima, repito, na correspondência habitual para esse irmão notável, DOM PABLITO, sem saber que ele iria me CATIVAR ainda mais, publicando no esteio mais forte que me aguenta e protege, essa TRIBUNA DEMOCRÁTICA, OABELHUDO, tudo aquilo que, eu gostaria mesmo de dizer a cada leitor dele, a cada caririzeiro e a cada pessoa do sertão mais seco do mundo. Nem pleiteei e o DOM me cumulou com sua generosidade reproduzindo ali, meu suor, minhas lágrimas, meu sangue e minhas palavras de matuto indignado, querendo buscar meios e apoio de toda sorte para dizer: meus patricios do Brasil! Nós não mereceremos nem ser devorados por abutres se permitirmos que as obras da Transposição de água do Rio São Francisco para o semi árido do NORDESTE setentrional e da PERENIZAÇÃO do Rio Paraíba, como definidas no PROJETO SÃO FRANCISCO, sejam paralisadas! Será uma traição de covardes q, O Primeiro covarde será quem sugerir tal é

    • Dom Pablito disse:

      Meu caro FV. Realmente o amigo enviou o desabafo na correspondência particular. Entretanto, ao lê-lo, não me contive e reolvi postá-lo. E o fiz, muito bem. Ora se você ter um trabalho danado de escrever e as pessoas não tomrem conhecimento. Amanhã, fiquemos atentos às palavras que o ministro proferirá na coletiva e vamos dar o desdobramento de virá por aí. Aguardemos, pois.

  4. Antes de opinar sobre esse estupendo post, preciso elogiar a incrível qualidade do seu blog. Matei-me de pesquisar mais notícias sobre esse tema e você tirou tudo de letra. Permaneça com o ótimo trabalho na publicação desse blog!

    • Dom Pablito disse:

      Meu caro. O blog agradece as palavras de incentivo e principalmente, a sua participação. Em se tratando de TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO, o Fernando Valença é craque no quesito. Conhece o projeto, inclusive, in-loco. Pode pesquisar que encontrará um bom acervo. Vem mais por aí…

  5. Arrastada no tempo, a obra se presta a “transpor” votos e recursos: não debela, antes realimenta a “indústria política da seca”. Nova previsão de data para conclusão: 2014! Vem mais uma eleição aí, em 2012, outra em 2014

  6. JOZINALDO VITURINO DE FREITAS disse:

    FernandoValença,
    Quem acredita em político, acredita também em papai noel, saci pererê, mula sem cabeça, e outras lendas mais. Todo político dança conforme a música e quando o estilo não lhe convém, simplesmente ele para, deixa o salão e abandona a dama. Com a transposição do São Francisco está se repetindo o que aconteceu com outras obras que se transformaram verdadeiros elefantes brancos. Politico é algo que não devemos acreditar. Um abraço e que o Grande arquiteto do Universo o ilumine e sua luta seja coroada de êxito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *