ARTIGO : SAUDADE – “Já se passaram 21 anos da minha…” – Por Jozinaldo Viturino de Freitas.

SAUDADE

 

Já se passaram 21 anos do meu licenciamento das fileiras do Exército.

 

 

Tanto tempo se passou mas sinto que foi ontem a última vez que cruzei, como Sargento, o Portão das Armas do saudoso 71º BI Mtz.

As vezes me pego pensando naqueles belos momentos vividos e dos companheiros que fiz e com quem, até hoje, mantenho um forte laço de amizade.

Lembro-me que, no início do serviço militar obrigatório, nos finais de semana quando vinha para casa eu passava de fronte da casa de um pracinha da FEB, ele em sua cadeira de rodas, ferido na Itália, chorava quando me via passar. Alguns diziam que ele era daquele jeito por ter ido a guerra e não era bom da cabeça.

Hoje recebi um convite para a passagem de Cmdo da 25ª CSM – Fortaleza-CE, o Cel BERNARDES estará passsando o Cmdo no dia 27/01/2012, li o convite e vi a foto do meu amigo.

Naquele momento lembrei do meu saudoso batalhão, dos companheiros que fiz na caserna e chorei de saudade. Depois de tanto tempo acho que compreendi os sentimentos daquele ex-combatente. Ele não era louco, assim como faço hoje, apenas chorava de saudade…

Jozinaldo Viturino de Freitas.

71 BI mtz sediado em Garanhuns-PE.

 

 

Compartilhe esse texto com seus contatos:

15 Responses to ARTIGO : SAUDADE – “Já se passaram 21 anos da minha…” – Por Jozinaldo Viturino de Freitas.

  1. JOZINALDO VITURINO DE FREITAS disse:

    Don Pablito,
    Esta foi de lascar. Obrigado. A foto foi tirada na passagem de Comando do Cel Sávio para o Cel Evaldo. Eu estava lá. O Coronel Sávio é meu amigo particular, Mestre Maçom, Aspirante da Turma de 1984. No Comando do Coronel Sávio no 71 BI Mtz, eu fui incluido no efetivo da Reserva Ativa do Batalhão. Tínhamos reuniões periódicas, principalkmentes nas datas comemorativas do Exército Brasileiro. Tive oportunidade de assistir a vídeos reais das ações do Exército Brasileiro no Haiti, filmados pelo efetivo do 71 BI Mtz quando componente da Força de Paz naquele país caribenho.

    • Dom Pablito disse:

      Caro Jozinaldo. Sua mensagem em forma de crônica foi um dos bons momentos que o blog teve nesse final de ano. Nós é que lhe agradecemos pela felicidade de podermos compartilhar de tão grande e afetivo momento.

  2. ramiro brito disse:

    JOZINALDO,parabéns pelos seus comentários.eu servi neste batalhão em 1975 na época do cel.DUTRA. tenho muitas saudades daqueles tempos.servi também no 59 BTL INF MOTZ em Maceió onde hoje resido.sempre vou a Garanhuns para curti e lembrar o aquele frio gostoso.um grande abraço para todos pernambucanos.

    • Dom Pablito disse:

      Caro Ramiro. Jozinaldo é um grande colaborador desse blog. Vou repassar seu comentário e ele, certamente, fará contato com você.

      Agradeço-lhe pela participação.

  3. ex cb ronaldo 71º BIMTZ disse:

    Guerreiro fiz parte também desde glorioso btl em garanhuns turma 1996 a 2004. Como vc também sinto muita saudades dos amigos e da caserna. Hoje sou soldado da PM de Pernambuco porém, a saudade é grande. Parabéns pelo comentário!

  4. valdemar melo disse:

    Caro amigo Jozinaldo , eu servi nesta unidade nos anos de: 89 a 93, na 1ª Cia e no Pelopes. foi um período muito bom na minha vida, tenho muitas saudades dos amigos. perdi um pouco do contato pois moro em Guarulhos São Paulo desde que fui dispensado.

    A saudade é grande.

    • Dom Pablito disse:

      Caro Valdemar. Mesmo sendo uma postagem mais antiga, farei chegar ao amigo e grande colaborador do blog – Jozinaldo, o seu comentário. O blog aproveita para lhe agradecer e lhe desejar um FELIZ ANO NOVO!

  5. Cícero Paulo Alves de Oliveira disse:

    É verdade amigo Jozinaldo também tenho muitas saudades do tempo quer servir no 71 BI MTZ na CCS’V em 1990, eu era o Sd Oliveira no comando do tenente Laudemir e já se passaram vinte e três anos e isso trás muitas saudades inclusive de meu pai que já não estar mas entre nos, ele sempre ia me levar para rodoviária para pegar o ônibus da jotude de Palmeira dos Índios para Garanhuns, saudades dos meus amigos que servimos juntos:

    Sd Calado,Edeltrudes,Metódio,M.António.Ari,Felix,Petrônio,Basiliano,Júnior etc, ah meu DEUS! se volta-se o tempo! eu era tão jovem e o meu sonho era ser sargento do exército Brasileiro, o exercito foi para mim uma mola propulsora e DEUS proveu coisa melhor para mim hoje sou sargento da polícia militar de Alagoas, todos os amigos um grande abraço e que DEUS nos abençoe no nome SANTO DO SENHOR JESUS CRISTO amém.

  6. José Valentim de oliveira disse:

    Caro amigo Jozinaldo , eu servi nesta unidade no ano de: 89, na 1ª Cia de fuz. sd.Valentim n°933 5° esclarecedor e granadero comantante da cia cpt. Teixera Neto.Coroneu Antonio Mendosa foi um período muito bom na minha vida, tenho muitas saudades dos amigos. perdi um pouco do contato pois moro em Caruaru/pe trabalho no polo comercial de Caruaru/pe com bombeiro civil e serciço particular de segurança.

    A saudade é grande.

  7. João Paulo disse:

    Jesus Cristo, não acredito que encontrei esses comentários, o 71 foi minha casa de 2001 a 2004,conheço o ex CB Ronaldo que comentou lá em cima e grande amigo meu, não me esqueci nem um minuto se quer deste lugar, nem tão pouco dos meus irmãos com quem servi, muitas vezes até sonho no quartel e as vezes acredite ou não “choro”, são muitas lembranças.

    Abraço a todos.

  8. manoel andre de albuquerque disse:

    servi no 71 bi mtz em 1989 e 1990 na primeira cia de fzo sd 943 Albuquerque, como a maioria, perdi o contato com os companheiros de caserna, entretanto, lembro de todos da turma, principalmente os laranjeiras: Batista, Maciel, valdemar, Ailton, Elizeu, Arruda, Vitalino, Amorim, Barbosa, Saulo, Erisvaldo, Elder, Pereira, Joselito e os demais. Um abraço ao sargento a todos os companheiros.

  9. mario vilela-sd vilela disse:

    olá prestei o serviço militar em 1984 na cia de apoio, ten. agildo , ten ricardo e otaviane eram os q. comandava a companhiao comando geral era de cel. fariman,foi um periodo produtivo em minha vida, o fato lamentavel é q. em recife no ciminiq cai dento de um buraco q. até hoje tenho os sintomas das dores, fui um sd dos mais diciplinados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>