OPINIÃO : TRANSPOSIÇÃO EMPERRADA (*) – Colaboração de Fernando Valença.

Transposição emperrada

 

Obras da transposição abandonadas. Ministro FBC, promete retomada...

 

Quem passou há um ano e passa hoje pelo canteiro de obras da transposição do Rio São Francisco – um dos mais visíveis, porque atravessado pela rodovia  nas proximidades de Sertânia, a 320 quilômetros do Recife, sai desencantado com o projeto e indignado com o que vê. A imagem do passado era de muito movimento: trabalhadores, máquinas, a escavação do terreno árido, as instalações limpas, bem conservadas, dando a impressão de um planejamento impecável e um ritmo de trabalho perfeitamente ajustado aos cronogramas anunciados pelo governo. Hoje, há ali uma espécie de vila fantasma. Não se vê um trabalhador, o que seria a calha do canal de transposição parece apenas uma erosão, as instalações de madeira em processo de degradação, cercas de arame farpado caindo e o terreno sendo tomado pelo matagal capaz de resistir aos tempos mais secos do Sertão do Pajeú.

Apesar desse cenário chocante, não apenas nas proximidades de Sertânia, mas onde havia obras da transposição do São Francisco em Pernambuco, com a promessa de levar água o ano todo para milhões de nordestinos, havia um silêncio constrangido em Brasília, posto que essas obras  como a ferrovia Transnordestina  estiveram no foco da campanha eleitoral de 2010, expostas como realizações inadiáveis para atender ao Nordeste, que continua acreditando, segundo as últimas pesquisas de opinião pública sobre o governo federal.

Agora, o reconhecimento é do próprio ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, segundo o qual 2011 foi o pior ano para a transposição do São Francisco, com o avanço de apenas 5,3% na sua execução. A exposição do ministro foi feita após as denúncias, pela imprensa nacional, de que vários trechos da obra estão paralisados e com sinais de deterioração. Tudo na paralisação é muito grave, mas é preciso acentuar o problema da degradação e da retomada das obras. Trata-se de dinheiro público  muito dinheiro  desperdiçado, por falta de um planejamento como se faz na atividade privada, onde não se tolera prejuízo por falta de previsão. O abandono das obras representa prejuízo. A retomada, será contabilizada com o que foi feito e deixado ao abandono.

Após fazer o seu mea culpa, o ministro jogou para o ano de 2014 a inauguração do Eixo Leste, e o Eixo Norte para o ano seguinte. Se acontecer, haverá motivo de júbilo para o Nordeste e para todo o País. Se não acontecer, haverá uma Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos para tirar a atenção, os olhos e o sentimento do povo nordestino disso que representaria um avanço histórico na sua luta contra os rigores da natureza.

Teme-se, assim, que essa obra da transposição venha a ser uma nova Ferrovia Transnordestina, que se arrastou como projeto desde a época do Brasil Império, anunciada pelo imperador Pedro II e até hoje não concluída, com os mesmos atrasos verificados na transposição e o silêncio conivente das lideranças políticas nordestinas, voltadas inteiramente para a agenda eleitoral em curso.

EDITORIAL – OPINIÃO JC de 25/12/2011

Compartilhe esse texto com seus contatos:

12 Responses to OPINIÃO : TRANSPOSIÇÃO EMPERRADA (*) – Colaboração de Fernando Valença.

  1. Não meu Caro DOM PABLITO! Referi-me a DOIS comentários, menos extensos porém mais veementes ainda que, ao digitá-los, esse TRÊS espaços aí de cima [que costumam JÁ ESTAR preenchidos….., não estavam. Creio que, quando tal suceder, isto é, os TRÊS em branco, se Você clicar “Enviar comentário”, o texto inteiro desaparece…. SEM DESTINATÁRIO…, o que parece lógico, não? A menos que haja algum meio de “RESGATÁ-LO….. será que há“? Seria ótimo! Da Internet? Quem sabe? Na verdade, ambos tratavam do mesmo assunto: Uma suspeita de que o CRIME de SABOTAGEM, de “sapadores mineiros”?:…(sabes o que é isso?), o governo…sabe! Fui da arma de engenharia, o Exército sabe do que estou falando. Fico aos pulos só de pensar…. AH! Se fizesem uma apuração, -por quê não fazem?-, e dscobrissem o(s) autor(es)!!! Uma obra FEDERAL, etc.,Sugiro que o OABELHUDO, nordestino que é, peça, digo: EXIJA uma investigação, FEDERAL, urgente, de quem foi e qual a técnica utilizada para aquela covardia contra o PROJETO SÃO FRANCISCO! Puxa! Uma manchete: “OABELHUDO DIZ AO GOVERNO: O POVO ESPERA INVESTIGAÇÃO“,RUSH! Grato, mais uma vez, meu inestimável DOM PABLITO.
    Fernando Valença.

  2. O adágio “Vivendo e aprendendo” aplicou-se, hoje, inteiro: perdi 02 comentários, aqui, por não ter atentado para esse endereçamento, cujos espaços DEVEM ser preenchidos…caso contrário, estará totalmente perdido o q.houver digitado… Ao clicar “Enviar comentário”, deleta! Mal acostumado, -tais espaços(3) sempre preenchidos-, padeci hoje essa experiência…, pagaria caro para RECUPERAR os dois comentários mas suponho impossível, certo DOM PABLITO? Boa noite!

    Abs.; FV.

  3. A paralisação dessa obra é o retrato da irresponsabilidade, do descalabro, do desgoverno, da forma como as administrações do PT tratam a coisa pública.

  4. Manoel disse:

    Brasil,sexta potência mundial,e primeira em corrupção,acorda poder judiciário.

  5. …de que estivesse evidente que o “Barbudo” era o que diziam, etc. Cheguei mesmo a assinar: “Assim que a obra foi concluída, os sertanejos dos carirís irão torná-lo mais importante do que o próprio “Padim Ciço”.; não era demagogia minha: escreveria a mesma coisa novamente….; a menos que ele mostrasse seu lado mesquinho: Não tem palavra…; viria inaugurar a PERENIZAÇÃO do Rio Paraíba no dia 31 de DEZEMBRO de 2010 mas não veio e, até hoje, 28 de dezembro de 2011, não fopi honrado, nem sério o bastante para, equer, VIR dizer POR QUÊ não ibaugurou a PERENIZAÇÃO? ? ? Isto, seu brejeiro “calça frouxa”, é falta de respeito com a gente mais direita desta Nação: os caririzeiros dos sertões que, por sorte, ainda não viraram fundamentalistas, explodindo com dinamites perto de quem não presta…, ou virando cangaceiros……, ainda mais perversos.

    Estou no fim de minha jornada, mas espero poder continuar a criticar quem for contra a PERENIZAÇÃO do Rio Paraíba, como os sabotadores que depredaram parte do EIXO LESTE lá em CUstódia-PE, e a defender a Transposição, até o fim de minha vida, mesmo que haja “quintas colunas” do próprio Governo, contra o perfeito PROJETO SÃO FRANCISCO… Uma deputada do Estado Rio acaba de dizer que “TODO BRASILEIRO(a) é Ladrão(a), está no nosso DNA”, no Plenário, aos gritos! Nenhum deputado a aparteou… Ela protestava contra a nomeação de um JUIZ, corrupto, que acabou de ser nomeado Ministro do Tribunal Superior de Justiça”. Um episódio deste é a iminência de uma desgraça… De uma POROROCA SOCIAL, o pior tipo de guerra que existe: “A GUERRA ENTRE IRMÃOS”, foi o que me disse o Ex presidente Jooão Figueirêdo, no Sítio do Dragão, em Nogueira-RJ, que vaticinou: “Se o povo não obrigar a mudar a maneira de fazer política no Brasil, a Nação padecerá uma Pororoca Social”.
    Precisamos não ter vergonha de sermos honestos, valentes, amantes da Pátria! Tenho dito, Fernando Valença. Caraúbas-PB, 28.12.2011.

    • Dom Pablito disse:

      Valeu por todo comentário meu caro FV. Essa agrura ainda vai perdurar por mais algum tempo. Com otimismo, prevejo que até 2015 a agua do São Francisco chegará ao seu Rio Paraiba e consequentemente à sua Caraúbas. Seus comentários velem mais do que a própria postagem. Você é um verdadeiro craque com as palavras.

  6. …com o que o Ciro lhe sugeriu: “construa o Projeto S. Francisco” e ele ter aprovado, foi o bastante para eu fazer o que vinha fazendo, há anos: escreví “N” artigos em 5 jornais; concedí entrevistas, rádio e televisão, até no Roda Viva em SP; participaei de debates, atendí e ainda continúo, a convites para proferir palestras EM FAVOR da Transposição e da PERENIZAÇÃO do Rio Paraíba, em suma, sempre defendendo a figura do “9 dedos”, apesar de tantos escândalos, e gatunagem que zuniam no Computador, desde que -a meu ver- nada ocorria comprovadamente dentro do Projeto S. Francisco, isto é, jamais me convenci de que estivesse evidente computador…

  7. …que se tornaram, se tornam e se tornarão, de governo, no Brasil, uma Nação que deveria merecer um destino decente, austero, honesto, mas qual…, deu guinada anormal e, de repente, a “aberração política”: elegeu um “pau de arara, lascado, pobre demais, ruim demais…. e, no entanto: presidente da república! Aberração porque o m undo inteiro aprovou essa figura; nunca o ví de perto mas, pelo fatodele ter concordado com o…

  8. ….que se tornaram, que setornam e q

  9. Atenção leitores! Vou interromper…. Não estou conseguindo dar seqüência à digitação! Para tão pouco, já é a 3a. ou 4a. Vez que o texto inteiro DESAPARECE…., é uma sacanagem que parece vinda das profundezas da “força patife” de quem é contra a Transposição! Bobagem….uma irritação a mais, desculpem. Mas vou tentar o último desabafo: A “aberração (política)” que sucedeu foi a este pobre povo, nós todos, atordoados e percorrendo um caminho sinistro de nojenta decadência moral, principalmente todos dentre nós que se tornaram, qm integrantes todos,

  10. O comentário é o seguinte: essa matéria pertence ao jornalismo sempre atento do OABELHUDO que reparte comigo, generosamente, a autoria mas é justo assinalar: é pura bondade! Obrigado DOM PABLITO! Recebo-a como se fora um presente…, apesar de estar quase às lágimas, de indignação! Contra os bandidos, traidores do povo, mais do que covardes se forem nordestinos, escória humana se forem do GOVERNO!

    É isto! O Projeto São Francisco é uma peça tècnica de valor científico exponencial! No mundo inteiro não há outra obra de engenharia hídrica mais bem concebida, tecnicamente avançada e socialmente de maior valor humano do que o PROJETO SÃO FRANCISCO, a Transposição de água do Rio São Francisco para o semi-árido do NORDESTE setentrional EM GERAL e da PERENIZAÇÃO do Rio Paraíba EM PARTICULAR. Não existe! Foi preciso que uma “aberração da natureza”, política, acontecese, para que uma MAGNA construção mais humanitátia…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *