SAÚDE E BEM ESTAR : Coca Cola e Pepsi terão que alterar suas Fórmulas. * – Colaboração de Leonor Medeiros.

Nos EUA

Coca-Cola e da Pepsi terão de informar

sobre riscos à saúde no rótulo

As empresas de refrigerante Coca-Cola e da Pepsi terão de alterar a composição do corante caramelo dos seus refrigerantes. A decisão foi baseada na legislação da Califórnia, nos Estados Unidos, que obriga as empresas a incluir essa informação nos rótulos das bebidas – essas substâncias cancerígenas.

A Coca-Cola e a Pepsi controlam cerca de 90% do mercado norte-americano de refrigerantes. As alterações na composição de ambos, que começaram a ser feitas na Califórnia, vão ser ampliadas para todo o país. Mas a expectativa, segundo analistas, é que se estenda para os outros países.

Representando a empresa Coca-Cola nas negociações com a Justiça da Califórnia, Diana Garza-Ciarlante disse que a companhia determinou aos fornecedores de corante caramelo que modifiquem o processo de fabricação do produto.

O objetivo da medida, segundo a Coca-Cola, é reduzir a substância denominada química 4-metilimizadol – apontada como uma ameaça à saúde. De acordo com Garza-Ciarlante, a empresa tomou a iniciativa, apesar de acreditar que não há risco para a saúde pública que justifique a alteração na composição da Coca-Cola.

A associação norte-americana que representa a indústria das bebidas informou que a Califórnia adicionou o corante à lista de substâncias cancerígenas sem provas que associem o seu consumo ao aparecimento da doença.

Os dez refrigerantes mais populares dos Estados Unidos:

Pepsi de 2º a 3º lugar…

1. Coca-Cola Classic
  2. Coca-Cola Light
  3. Pepsi-Cola
  4. Mountain Dew (com sabor cítrico)
  5. Dr. Pepper (com sabor de baunilha)
  6. Sprite (sabor lima-limão)
  7. Pepsi Diet
  8. Diet Mountain Dew (versão diet do Dew)
  9. Diet Dr. Pepper (versão diet do Dr. Pepper)
  10. Fanta (igual ao refrigerante no Brasil)