HOMENAGEM AO DIA DO MEIO-AMBIENTE/Mandamentos Ecológicos do Padre Cícero. – Colaboração de Ducarmo Leite Calado.*

Quem desmata semeia

o inferno na Terra.

 

 

Padre Cícero Romão Batista. O "Santo" protetor do nordeste.

 

Ontem foi o DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, muito bom isso. agora é a nossa vez, vamos então fazer com que os outros 364 dias do ano seja pela preservação do nosso meio ambiente, conto com vcs para divulgarem os mandamentos do Pe. Cícero para os agricultores.

 

Os mandamentos do Padre Cícero para os agricultores e preservar a natureza.

 

1. Não derrube o mato, nem mesmo um só pé de pau.

2. Não toque fogo no roçado nem na caatinga.

3. Não cace mais e deixe os bichos viverem.

4. Não crie o boi nem o bode soltos; faça cercados e deixe o pasto descansar para se refazer.

5. Não plante em serra acima, nem faça roçado em ladeira muito em pé: deixe o mato protegendo a terra para que a água não a arraste e não se perca a sua riqueza.

6. Faça uma cisterna no oitão de sua casa para guardar água da chuva.

7. Represe os riachos de cem em cem metros, ainda que seja com pedra solta.

8. Plante cada dia pelo menos um pé de algaroba, de caju, de sabiá ou outra árvore qualquer, até que o sertão todo seja uma mata só.

9. Aprenda a tirar proveito das plantas da caatinga, como a maniçoba, a favela e a jurema; elas podem ajudar você a conviver com a seca.

10. Se o sertanejo(a) obedecer a estes preceitos, a seca vai aos poucos se acabando, o gado melhorando e o povo terá sempre o que comer.

11. Mas, se não obedecer, dentro de pouco tempo o sertão todo vai virar um deserto só.

Quem desmata semeia o inferno na Terra.

*Fonte: Greenpeace.

Compartilhe esse texto com seus contatos:

5 Responses to HOMENAGEM AO DIA DO MEIO-AMBIENTE/Mandamentos Ecológicos do Padre Cícero. – Colaboração de Ducarmo Leite Calado.*

  1. Genial.
    Padim Ciço já falava em conviver com o semiárido. Há 70 mil açudes sem adutoras para levar água para a classe trabalhadora. Uma das prioridades!
    E a revitalização do velho chico?!!!. FHC, Lula e Dilma não apoiaram com muitos recursos as cooperativas de produção do semiárido, as cisternas de placas etc. A classe trabalhadora não deseja viver do Bolsa Família, quer trabalho digno! A Copa Mafiosa leva nosso dinheiro! O juros agiotas da dívida pública sangram o Brasil. Felipe Luiz Gomes e Silva.

  2. Maria do Carmo disse:

    Os mandamentos do Pe. Cícero são simples e qualquer um pode fazer a sua parte. Ninguém fez e estamos aí perpetuando uma situação cujas soluções há milhoes de anos são conhecidas .

    • Dom Pablito disse:

      Caríssima Ducarmo. Vide a matéria postada sobre o históricos das grandes estiagens do estado de Pernambuco. Era caótica a situação há séculos passados. Hoje, é quase a mesma coisa, só que tem mais gente. Os conselhos do Padre Cícero têm mais de setena anos...

      Ducarmo. Você faz falta quando demora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *