PERSONAGENS DA HISTÓRIA DE SANHARÓ/Jenipapo.(Manoel Cordeiro da Fonseca). – Colaboração de João Roberto Maciel Aquino.

Recordações de Um Passado Marcante

Manoel Cordeiro da Fonseca (Neco Joca)

(responsável pelo fornecimento de energia, com motor movido a óleo).

 

Casa do Motor de Jenipapo. Manoel Cordeiro da Fonseca. (Neco Joca) O Operador da energia elétrica do distrito Jenipapo.

 

Muitos anos atrás, Jenipapo não dispunha de energia elétrica e por este motivo o distrito era iluminado das 18:00 às 22:00 horas, por um motor girado à mão, que tinha como responsável pelo fornecimento de energia o funcionário da Prefeitura Municipal de Sanharó, o Sr. Manoel Cordeiro da Fonseca, conhecido pelo apelido de NECO JOCA.


Nas noites de lua cheia após o desligamento do motor, os moradores desta comunidade se reuniam para ouvir serenatas ao som dos violões dos saudosos seresteiros, Ivanildo de Souza Leão e Joel Cordeiro, que entoavam as mais belas canções aos enamorados daquela época.

Outras vezes os moradores sentavam nas calçadas para ouvirem estórias de trancoso ou cordeis recitados por alguém da comunidade. Vez por outra havia também cantorias de violas ministradas pelo poeta repentista João Caboclo de Melo, João Cabeleira.

* Fonte :Esses retalhos do cotidiano do povo de Jenipapo estão sendo publicados periodicamente no blog jenipapoemfoco.blogspot.com e que aqui transcrevemos como forma de homenagear aquela gente querida do hospitaleiro distrito de Jenipapo.

 

Compartilhe esse texto com seus contatos:

3 Responses to PERSONAGENS DA HISTÓRIA DE SANHARÓ/Jenipapo.(Manoel Cordeiro da Fonseca). – Colaboração de João Roberto Maciel Aquino.

  1. Angela Lucena disse:

    Caro João Roberto,em nome da comunidade de Jenipapo, quero agradecê-lo por também divulgar o nosso vilarejo,eu tenho tentado ajudar aos blogueiros de jenipapo, jenipapo em foco e jenipapo online, com alguns acervos culturais que tenho guardado e para mim, é uma grande honra saber que você também se interessa em fazer essa divulgação te desejo muito sucesso. Um grande abraço!

  2. João Roberto disse:

    Meu caro Renato,
    Sempre acesso seu blog e indico-o aos amigos para também fazê-lo. Parabéns pela iniciativa.
    Essa região de Jenipapo tem muitas histórias bonitas que precisam ser mostradas para o mundo conhecê-las.
    Achei excelente a homenagem que vocês fizeram a Cabeleira e vamos divulgá-la aqui também.
    Abraços a todos.
    João Roberto

  3. Caro amigo Roberto, obrigado por postar a matéria do meu blog no seu, fico muito agradecido, e não acaba por aqui, teremos mais postagens de pessoas que fizeram história em Jenipapo e também em Sanharó, temos um acervo muito grande estamos organizando para poder postar. Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *