TRANSPOSIÇÃO : EXÉRCITO ENTREGA O PRIMEIRO LOTE. Aleluia! *

TRANSPOSIÇÃO DÁ O PRIMEIRO SINAL:

INAUGURADO O 1º TRECHO

 

Descerramento de Placa alusiva ao momento,

 

Nessa quarta-feira (20), após terem sido investidos R$ 143,2 milhões, o Exército Brasileiro entregou as obras do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco ao Ministério da Integração Nacional, em Cabrobó, no Sertão de Pernambuco.

 

 

Um canal de aproximação com 2.080 metros, entre o rio São Francisco e a primeira estação de bombeamento (EB1), com profundidade de 8 a 14 metros foi concluído. A barragem Tucutú, com 1.790 metros de extensão, possui 22 metros de altura e capacidade de captação de 25 metros cúbicos de água. Previsto para ser concluído em 2015, o Eixo Norte vai beneficiar mais de 7,1 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

As obras começaram há cinco anos e foram executadas diretamente pelo 2º Batalhão de Engenharia de Construção pertencente ao 1º Grupamento de Engenharia do Comando Militar do Nordeste. As estruturas foram concluídas em maio deste ano e cerca de 1,8 mil pessoas, entre militares e civis, trabalharam na construção.

Obra inaugurada tem um efeito simbólico. Renova a esperança...

Na cerimônia de entrega das obras em Cabrobó (PE), o secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, Francisco Teixeira, falou dos prazos de entrega do restante da obra e das medidas para agilizar a conclusão do Projeto São Francisco. Os serviços remanescentes de alguns contratos paralisados estão sendo reativados e novas licitações para, até o final de setembro, serão feitas. A previsão é concluir o Eixo Norte na sua totalidade até o final de 2015, e o Eixo Leste até o final de 2014.

Projeto de Integração do Rio São Francisco – Vai levar água para 12 milhões de pessoas em 390 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. É uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sob responsabilidade do Ministério da Integração Nacional. As frentes de serviço nos dois eixos do projeto (Leste e Norte) chegam a 700 km de extensão, incluindo canais, barragens, estações de bombeamento, aquedutos e túneis. Ainda em 2012, as diversas estruturas serão testadas num projeto piloto de 16 km em Floresta (PE).

* Fonte : DPnet

Compartilhe esse texto com seus contatos:

8 Responses to TRANSPOSIÇÃO : EXÉRCITO ENTREGA O PRIMEIRO LOTE. Aleluia! *

  1. Fernando Amorim Valença disse:

    Em retribuição, FELIZ SÃO JOÃO, DOM PABLITO!

    Extensivo a toda família e a quantos garantem o OABELHUDO em defesa dos bons princípios. Fernando Valença

  2. Fernando Amorim Valença disse:

    Caro Dom Pablito

    Desta vez não deu! PÔ! Levei uma “eternidade”, ontem, digitando o mais longo Comentário neste espaço, para “compensar” a perda anterior e “ganhar” a oportunidade para REFAZER o que foi “mutilado”, conforme me lamentei acima, etc.
    Desta vez foi mais dramático! ! !, porque estava terminando e,DE NOVO!, sumiu tudo! Desisti. É muito frustrante. É assim… voltarei ao assunto contando com a compreensão dos leitores e a certeza de que OABELHUDO me concederá a habitual receptividade. Oxalá o Projeto São Francisco receba adicional impulso dinâmico e conclua a PERENIZAÇÃO do Rio Paraíba e as obras que faltam para o Eixo NORTE, longe dessa indecência “encaichoeirada” delta abaixo, que humilha o Povo e revela o quanto o Brasil é, ESTÁ, moralmente, uma nação “Bruzundanga”.

    Fernando Valença.

  3. Fernando Amorim Valença disse:

    EXPLICAÇAO NECESSÁRIA:
    Aos leitores quero explicar: o comentário acima eu o assinei ONTEM, 21.6.2012, assim que li a notícia aqui; no entanto, antes de concluí-lo, DESAPARECEU todo o texto que estava sendo digitado! Sem que eu tenha comandado DELETAGEM do mesmo! É por isso que está MUTILADO. . . Foi inevitável, isto é, não foi ato voluntário meu.

    • Dom Pablito disse:

      Caro FV.

      Aqui você está “santificado”, então, as deletagens e “mutilações” são permissíveis. Refaça seu raciocínio e reenvie o seu inadiável comentário. Já disse, mas não custa nada repetir: aqui o amigo manda e priu.

      Dom pablito

  4. Fernando Amorim Valença disse:

    …favor da Transposição, no Programa Roda Viva! Após o qual recebi agradecimento do então ministro da integração nacional,”…por ter ensinado a nós do governo, como defender a Transposição, com conhecimento e veemência! Um painel de permanente publicação de atigos meus era o site do Ministério da Integração, até SET.2010 quando “cerraram” a portas daquele acesso até que, na atual gestão, simplesmente bloqueram o acesso…até do telefone! É uma gente do tamanho do que o momento atual suscita Perdi o contato, digo melhor:bloqueram o contato, meu…. até pelo telefone! E sou a favor, do Projeto. Diz-se que, quando você se oferece, de graça, para ajudar, é um inimigo potencial… Se for assim, então é isso! Que se danem; uma coisa é certa:enquanto estiover lúcido e sadio, escrevendo em jornais, aqui no OABELHUDO; ou concedendo entrevistas e participando de debates, de programas de rádio e de TV ou ministrando palestras[se convidado], estarei com todo o fervor, defendendo o Projeto São Francisco que é a obra hmanitária de maior grandeza e perfeição técnica desta Nação. É por tudo o que acabei informar que me agradou muito a matéria objeto deste comentário,por boa sorte, tendo o Exército como garantia da veracidade;]

    (Certamente esse comentário tem parágrafos que, por problemas técnicos não constam no presente comentário. Aguardemos, pois…)

  5. O único erro dos militares foi ter deixado tantos PeTralhas de pé, os quais, hoje, sem nenhum pudor dilapidam o Erário! Mostre-me um militar das Forças Armadas, um sequer que seja milionário às custas do Erário.
    Já o governo do PT… os escândalos de corrupção palaciana estão bem vivos na memória dos brasileiros, Marcos Valério, Zé Dirceu, Elenice Guerra , Lula, Lulinha, Sarney e tantos outros etc etc…

  6. JOZINALDO VITURINO DE FREITAS disse:

    Esse é nosso Exército. Apesar de seus integrantes receberem menos do que merecem, apesar de está sucateado, necessitando urgentemente de uma reaparelhamento,apesar de não ser reconhecido por muitos, apesar de ser o alvo principal da revanche na Comissão da (in) Verdade, quando chamado cumpre com seu dever.

    Exército Brasileiro Escola viva de Patriotismo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *