ELEIÇÃO 2012 : IBOPE – É PREOCUPANTE O DESINTERESSE DA POPULAÇÃO COM O PLEITO DE 7 DE OUTUBRO.*

Pesquisa Ibope aponta desinteresse

popular na eleição municipal

 

 

Campanha política está no ponto inercial…Pouco ou quase nenhum interesse,

 

No Rio, índice é de 56%. Em SP, Recife, BH e Fortaleza, desinteresse vai de 57% a 65%

 

 

Os candidatos já estão em campanha nas ruas desde julho, mas ainda não empolgaram os eleitores. Dados do Ibope divulgados na última semana mostram que, em seis capitais pesquisadas, mais da metade das pessoas aptas a votar tem pouco ou nenhum interesse nas eleições deste ano. Salvador tem o maior índice de desinteresse. Por lá, 69% dos entrevistados disseram não se importar ou se importar pouco com o pleito deste ano. No Rio, este índice é de 56%. Em São Paulo, Recife, Belo Horizonte e Fortaleza, o desinteresse vai de 57% a 65%.

Segundo o professor Marcus Figueiredo, pesquisador Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, um dos motivos para o pouco interesse até o momento é que eleições municipais têm menos mídia que as de governador e presidente, por exemplo. Outro fator é o horário eleitoral na TV, que só começará em 21 de agosto.
— Ainda é um momento inercial em que a maioria dos eleitores acha que há tempo para decidir. A legislação eleitoral no país inteiro proibiu propagandas extensivas, como outdoor. Agora, só tem uma plaquinha aqui e outra ali. Então, não há uma mobilização. Isso só vai ocorrer a partir do horário eleitoral na TV. Aí sim os cabos eleitorais estarão em maior quantidade, os candidatos vão estar na rua muito mais intensamente — explicou Figueiredo.

Na capital fluminense, 64% das pessoas com renda familiar entre um e dois salários mínimos disseram não se importar ou se importar pouco com o pleito. A pesquisa foi registrada no TRE-RJ, sob o protocolo 00031/2012. Foram ouvidos 805 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

* Fonte: O Globo

Compartilhe esse texto com seus contatos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *