HOJE NA HISTÓRIA : 81 ANOS DO CRISTO REDENTOR. *

12 de outubro de 1931:

A inauguração do Cristo Redentor

 

 

 

“A maior, a mais imponente de todas as demonstrações de fé que a população brasileira já realizou, entre quantas já temos assistido, será sem dúvida a de amanhã, com a inauguração do monumento de Christo Redemptor no Corcovado. Toda a cidade se movimentará hoje e amanhã para participar das grandes festas numa expressiva manifestação do seu espírito religioso“.Jornal do Brasil

A matéria da edição de 11 de outubro de 1931 do Jornal do Brasil, véspera da inauguração do monumento, traduzia a expectativa em torno da edificante epopeia: uma estátua art decó de 38m, com mais de mil toneladas em concreto armado e pedra sabão, erguida no topo de um morro de mais de 700m de altitude.

Incentivada por uma campanha nacional que arrecadou fundos com doações da comunidade, a realização do ousado projeto do engenheiro Heitor da Silva Costa contou com a participação do artista plástico Carlos Oswald e do estatuário Paul Landowski.

A ideia da construção do Cristo Redentor surgiu em 1921 para fulgurar entre as comemorações do Centenário da Independência do Brasil no ano seguinte. O projeto de Heitor da Silva Costa foi escolhido num concurso realizado em 1923. A pedra fundamental foi lançada em 1926. O empreendimento foi executado em cinco anos.

A festa da fé

Conduzida pelo episcopado, na figura maior do Cardeal Arcebispo Sebastião Leme, a inauguração suscitou uma onda de fé jamais vista no país. Peregrinos chegavam de todas as partes para reunir-se em cortejos, orações e missas ministradas em diferentes pontos da cidade.

Cardeal Dom Sebastião Leme: ” a inauguração suscitou uma onda de fé jamais vista no país”.

Uma liturgia pela reafirmação de Cristo como rei do Brasil, condição coibida logo após a proclamação da República, quando, com a decretação da separação entre a Igreja e o Estado, garantiu-se a liberdade religiosa.

Escrevia-se, assim, as primeiras linhas da história de um dos mais visitados e reconhecidos cartões-postais do turismo internacional.

 

Assistam o video alusivo ao evento;

 

 

*Fonte: JB – Hoje na História

Compartilhe esse texto com seus contatos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *