LITERATURA : II SEPLA – Semana Pesqueirense de Letras e Artes. *

Palavra do Presidente da Academia

Pesqueirense de Letras e Artes

 

Abertura da II SEPLA

A II SEPLA – Semana Pesqueirense de Letras e Artes é um movimento literário criado pela nossa Academia e tem como objetivo propiciar a egrégia sociedade pesqueirense, aos admiradores das letras e das artes, aos nossos estudantes e a nossa comunidade, momentos e oportunidades de descontração e de conhecimentos literários e artísticos.

Sei e tenho consciência da minha responsabilidade como gestor dessa instituição voltada para a preservação e o desenvolvimento da nossa cultura. É meu dever e dos nossos confrades aderirmos aos princípios doutrinários e obrigações estatutárias como sejam: contribuir para a defesa do idioma nacional, cultivando-o e estimulando o estudo e o ensino; estimular e cultivar a produção literária e artística dos seus membros; fomentar e estimular as artes plásticas e cênicas, a produção musical, áudio-visual e o artesanato; cultivar e estimular o estudo da memória e da história pernambucana e, sobretudo, dos municípios que fazem parte da nossa jurisdição; manter intercâmbio cultural e social com instituições culturais e, em especial, com entidades congêneres a exemplo do que estamos fazendo neste conclave com a nossa coirmã Academia Belojardinense de Letras e Artes.

Nossa Academia responde ainda estatutariamente com a possibilidade de promover, desde que possível, cursos, conferências, palestras, seminários e outras honrarias; instituir e conferir títulos honoríficos, comendas e medalhas.

Assumimos os destinos da Academia em 02 de junho do corrente ano e de lá até o presente momento temos procurado dinamizar as ações pertinentes às metas programadas, saindo da letargia em que se encontrava!

A Academia, depois de 10 anos de fundação, abriu suas portas, como exigência dos nossos trabalhos, dois dias na semana 3ªs e 5ªs feiras durante o horário das 14 às 17h, tendo em vista, ainda, visitação pública. Comemoramos o Dia do Escritor e criamos o Festival da Poesia no dia 14 de março de cada ano. Promovemos palestras com o Escritor Cyl Galindo da Academia Pernambucana de Letras em parceria com o Governo do Estado e o Município. Promovemos 02 lançamentos de livros dos nossos acadêmicos: Conceição Alves e Laurene Almeida, em parceria com o SESC e Prefeitura Municipal, participamos de duas mesas redondas: Um escritor em sua Escola com Luzilá Gonçalves e Maria Lúcia Cordeiro de Menezes, com a mediação de Cida Pedrosa e Parada para leitura com os escritores Sebastião Gomes Fernandes, José Andrade, Socorro Oliveira e Zé Alberto, com a mediação de Aureline Ferreira.

Hoje estamos abrindo a II SEPLA, movimento voltado para os intelectuais das letras e das artes, estudantes e comunidade pesqueirense com o intuito de elevarmos nossa cultura ao píncaro da ordenação literária e cultural.

Estou consciente da minha responsabilidade à frente da nossa Academia de Pesqueira da importância e do papel que temos a desenvolver no contexto literário e cultural da nossa cidade e da nossa região em particular. Aproveito a oportunidade para conclamar nossos parceiros a vestirem a mesma camisa e com garra abraçar ardorosamente nossa instituição que é voltada para o desenvolvimento das letras e das artes pesqueirenses.
E isto já está sendo levado em consideração. Os assuntos que serão tratados pelos nobres palestrantes, homens e mulheres estudiosos e pensadores que enriquecem nossa cultura, nossa região e nossa gente, porque são gente como a gente! São expoentes da nossa querida Pesqueira, terra de Zeferino Galvão, Anísio Galvão, José de Almeida Maciel, Potiguar Matos, entre tantos outros que não é possível enumerá-los, mas que engrandecem a história literária e cultural do nosso município.

Gostaria de chamar a atenção dos senhores e das senhoras, dos estudantes e autoridades presentes para a importância de cada palestra:

Hoje, nesta abertura, vamos ter a oportunidade de conhecermos um pouco mais sobre a vida e obra do nosso querido CARDEAL ARCOVERDE – nosso homenageado. –

Palestrante: Prof. Osvaldo Bezerra de Oliveira.

A manhã dia 16 com duas palestras. – 10h00- Tema da Palestra:

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO – Palestrante Prof. José Antonio da Silva.

19h30 – Tema da Palestra:

GILBERTO FREIRE, UM INTÉRPRETE DO BRASIL – Palestrante Sheila Mayara Ribeiro.

NO DIA 17 – 10H00 – Tema da Palestra:

AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS – UMA ESTRATÉGIA PARA MUDANÇAS DE VALORES E ATITUDES. – Palestrante Profª Kalina Curie Tenório Fernandes do Rego Barros

16H00 – Tema da Palestra:

O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HUMANO – Escritor, Acadêmico e Empresário. Walter Alves Ramalho.

O acadêmico Sebastião Gomes Fernandes é Escritor e Poeta. Formação profissional: Técnico Agrícola, Técnico em Contabilidade e Sociólogo.Livros escritos e publicados: Técnico Entraves ao Desenvolvimento do Cooperativismo no Nordeste. Poesias: A Leveza do Ser, A Leveza do Ser Revisitada e Poemas e Sonetos que Cantam e Encantam a Vida. Prosa: O Despertar da Esperança. É o atual presidente da APLA – Academia Pesqueirense de Letras e Artes.

Compartilhe esse texto com seus contatos:

2 Responses to LITERATURA : II SEPLA – Semana Pesqueirense de Letras e Artes. *

  1. Sheila Mayara Ribeiro disse:

    Caro Paulo Muniz,

    Venho, através deste, solicitar retificação na informação da palestrante do dia 16/11. Os convites foram editados errados, ao invés Sheila Mayara Rodrigues é Sheila Mayara Ribeiro.

    Agradeço desde já.

    Sheila Mayara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *