Daily Archives: 4 de janeiro de 2013

BRASIL: Aumenta a Previsão de Verbas para a Educação em 2013*

Estimativa do Fundeb prevê aumento de 13,9% para 2013

A receita estimada do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para o exercício de 2013 é 13,9% maior que a de 2012. Os valores foram publicados no Diário Oficial da União (DOU), por meio da Portaria Interministerial 1.496, de 28 de dezembro de 2012.

De acordo com a Portaria, a receita total do Fundo estimada para este ano é de R$ 116,8 bilhões, sendo R$ 107,1 bilhões a soma das contribuições de Estados, Distrito Federal e Municípios e R$ 9,7 bilhões de complementação da União aos mesmos nove Estados: AL, AM, BA, CE, MA, PA, PB,PE e PI.

Essa previsão corresponde a um aumento de R$ 14,2 bilhões ou de 13,9% para 2013 em relação à estimativa corrigida para 2012 no último dia do ano.

O valor mínimo nacional por aluno/ano também foi estimado na Portaria. Em 2013, o valor previsto é de R$ 2.243,71, correspondendo a um aumento de 7,0% ao estimado para 2012 em dezembro de 2011, que foi de R$ 2.096,68, e 20,6% maior do que o valor corrigido em dezembro de 2012, que ficou em R$ 1.867,15.

Cronograma da complementação

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) explica que segundo a legislação do Fundeb, no mínimo, 85% da complementação deve ser repassada até 31 de dezembro de cada ano e 45% até julho. Isso justifica a diferença de valores no cronograma entre os dois semestres do ano. Os 15% restantes para integralizar a complementação compreendem ao ajuste a ser realizado no primeiro quadrimestre do ano subsequente.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, lembra que os Estados e Municípios vêm enfrentando dificuldades para honrar os compromissos com a educação pública. “As dificuldades ocorrem especialmente na demanda por creches, na obrigatoriedade da pré-escola até 2016 e com os reajustes do piso nacional do magistério, que cresceu mais do que a inflação e as receitas públicas nos últimos três anos”, observa Ziulkoski.

*Fonte: PortalCNM

EDUCAÇÃO : SAI A LISTA DOS APROVADOS NO IFPE*

IFPE divulga listão do vestibular 2013;

1º lugar é de Análise de Sistemas

Símbolo do ifpe

Período de matrícula começa no dia 7 de janeiro.
Primeiro lugar, Márcio Souza, já foi aluno do Instituto.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) divulgou, nesta sexta-feira (4), o resultado do vestibular 2013. O primeiro lugar é do curso de Análise de Sistemas. “Já cursei Design Gráfico aqui e é uma surpresa voltar pra cá mais uma vez. Vou cursar análise de sistemas”, conta o estudante Márcio Souza, 26 anos.

VEJA AQUI O LISTÃO:

IFPE divulga listão do vestibular 2013

*Fonte: G1

BRASIL: Vendas de Veículos Bate Novo Recorde em 2012*

Venda de carros, caminhões e

ônibus bate recorde em 2012

patio de carrosvolkswagen

As vendas de carros, veículos comerciais leves (como vans e furgões), caminhões e ônibus bateram recorde histórico em 2012. Segundo balanço divulgado na tarde de hoje (3) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Aumotores (Fenabrave), foram comercializadas 3.801.859 unidades no acumulado do ano passado, o que representou aumento de 4,65% em comparação a 2011. Excluindo-se o comércio de caminhões e ônibus, as vendas de veículos (carros e comerciais leves) cresceram 6,11% em 2012 em comparação ao ano anterior.

Segundo o presidente da Fenabrave, Flávio Antonio Meneghetti, o recorde foi resultado principalmente da redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). “Em maio, estávamos prevendo um número negativo para o ano como um todo. Depois do esforço conjunto entre governo, indústria, bancos e concessionárias conseguimos reverter esse número e terminamos o ano com um aumento de 6,1% [quando considerada apenas a venda de automóveis e comerciais leves]”, disse.

Veja como será o aumento do IPI para automóveis:

tabela IPI Automóveis

CONTINUE LENDO;

Venda de carros, caminhões e ônibus bate recorde em 2012

*Fonte: AgBrasil

BRASIL: Vejam os Feriados Oficiais programados para 2013*

Diário Oficial publica lista de feriados

e pontos facultativos em 2013

Praia. Um dos programas para os dias de feriados.

O Ministério do Planejamento divulgou hoje (4) o calendário de feriados e pontos facultativos de 2013 para os servidores públicos federais. A portaria, publicada no Diário Oficial da União, define que nestas datas deve ser preservado o funcionamento dos serviços essenciais ao cidadão. No total, são nove feriados nacionais – quatro deles em final de semana – e sete pontos facultativos.

A texto informa ainda que os dias de guarda dos credos e das religiões que não estão relacionados na portaria podem ser respeitados e posteriormente compensados, desde que autorizado pelo responsável da unidade de exercício do servidor.

Veja abaixo a lista de feriados e pontos facultativos:

Data  /  Comemoração  /  Classificação

1º de janeiro – terça-feira/Confraternização Universal/Feriado Nacional

11 de fevereiro – segunda-feira/Carnaval/Ponto Facultativo

12 de fevereiro – terça-feira/Carnaval/Ponto Facultativo

13 de fevereiro – quarta-feira/Carnaval/Ponto Facultativo(até as 14 horas)

29 de março – sexta-feira/Paixão de Cristo/Feriado Nacional

21 de abril – domingo/Tiradentes/Feriado Nacional

1º de maio – quarta-feira/Dia Mundial do Trabalho/Feriado Nacional

30 de maio – quinta-feira/Corpus Christi/Ponto Facultativo

7 de setembro – sábado/Independência do Brasil/Feriado Nacional

12 de outubro – sábado/Nossa Senhora Aparecida/Feriado Nacional