QUANTO CUSTAM OS SUPLENTES DE SENADORES QUE SÓ EXISTEM NO BRASIL? (*)

Senadores suplentes gastam R$ 5 milhões em 2 anos

Plenário do Senado Federal. Suplentes de senadores representam 1/3 do total da Casa.

Políticos sem voto, assumem o mandato na falta dos titulares dos mandatos.

Dinheiro gasto se refere ao ressarcimento por despesas diversas.

Proposta de alterar sistema de suplência não prospera na Casa.

Nos últimos anos o Senado tem mantido cerca de 20% de sua composição preenchida por senadores que não receberam votos nas eleições para a Casa. É o que acontece atualmente: 17 dos 81 senadores em exercício são do grupo dos “sem-voto”, formado pelos suplentes. Eles assumem o mandato quando os titulares estão de licença, morrem ou renunciam.

Na atual legislatura –que começou em 1º.fev.2011 e terminará em 1º.fev.2015– já exerceram mandato de senador 27 suplentes. Juntos, pegaram do Senado reembolso de R$ 5.071.119,83 por gastos que disseram ter feito em decorrência do cargo (uma média de R$ 187.819,25 cada um). Isso inclui de alimentação e passagens aéreas a combustível e aluguel de carros.

O reembolso é legal, feito mediante apresentação das notas fiscais dos fornecedores ao Senado, segundo previsto e autorizado pelo regimento interno.

A média de gastos dos “sem-voto” está compatível com o que consomem os titulares. Os 97 políticos que já exerceram mandato no Senado desde fev.2011, incluindo os “com” e os “sem-voto”, receberam R$ 23.014.564,71 de reembolso (média de R$ 237.263,55 cada). Os dados estão disponíveis na  do site seção “transparência” e do Senado.

O que chama a atenção nos gastos dos suplentes é que eles consumiram R$ 5 milhões sem ter recebido um único voto para exercer os mandatos no Senado. Além das despesas ressarcidas, esses “sem-voto” ganham também o salário de R$ 26,7 mil. E mais: os que exercem o mandato por 180 dias garantem também um plano de plano de saúde vitalício para si e seus familiares.

eja o Suplentes de senadores vQuadro_1

LEIA A ÍNTEGRA DA MATÉRIA:

Senadores suplentes gastam R$ 5 milhões em 2 anos

(*) blog Fernando Rodrigues

2 Responses to QUANTO CUSTAM OS SUPLENTES DE SENADORES QUE SÓ EXISTEM NO BRASIL? (*)

1. Enquanto nós formos governados por esses marginais,as leis neste país nunca vão mudar.O problema é que não temos opção em quem votar porque são todos farinha do mesmo saco e o povo não tem memória política.O povo brasileiro diz amém pra tudo o que acontece neste país.Na minha opinião o Brasil só vai mudar realmente quando fecharem o congresso nacional e mandarem esta cambada de vagabundos pro olho da rua.

• Dom Pablito disse:

Prezado Hermano. Junto-me a sua crítica em parte. A experiência que tivemos com o congresso fechado foi cruel. Precisamos aprimorar a nossa democracia. Isso vai acontecer de fato e de direito quando o voto não for “comprado”.