TURISMO E HISTÓRIA : 3 lugares Famosos, com Fama de Dar Sorte *

3 monumentos que prometem dar sorte

(e a história por trás deles)

 

Eles prometem ser mais poderosos que trevo de quatro folhas, figas e pé de coelho. Pudera: a jornada para conhecê-los não é acessível para qualquer um, pois estão espalhados pelos 4 cantos do mundo. De qualquer forma, papel e caneta na mão: o História Sem Fim selecionou três monumentos da sorte e conta, agora, a origem de cada um deles. Caso alguma dessas cidades esteja nos seus próximos roteiros de viagem, não perca a chance de dar um empurrãozinho para a sorte!

1. The Charging Bull

Charging Bull, ou o Touro de Wall Street.

Charging Bull, ou o Touro de Wall Street.

Se visitar Nova York, programe uma parada na Wall Street – além de conhecer um dos principais centros comerciais e financeiros do mundo, você ainda pode visitar o Charging Bull, ou o Touro de Wall Street.

O ícone, símbolo de otimismo financeiro, é uma criação do artista italiano naturalizado americano Arturo di Modica. Dizem que ele deixou a estátua (detalhe: ela pesa mais de três toneladas!) como um presente, em frente à bolsa de valores de NY, no natal de 1989. O touro seria um símbolo dos novos e bons tempos para os americanos e para o mundo depois da quebra da bolsa de NY dois anos antes.
Na época a prefeitura nova-iorquina não gostou muito do presente e a escultura chegou a ser removida pela polícia por certo tempo, até ser reinstalada na Broadway Green Park, no final da Broadway Avenue. Atualmente, é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

Onde encontrar? Em Nova York, perto da estação de metrô Bowling Green, da linha verde.

Sorte: Acredita-se que quem toca o chifre, o focinho ou os testículos do animal terá sorte e prosperidade financeira.

2. Julieta Capuletto, em Verona

...varanda onde Julieta teria se encontrado com seu amado e uma estátua de bronze da Srta. Capuletto no jardim.

…varanda onde Julieta teria se encontrado com seu amado e uma estátua de bronze da Srta. Capuletto no jardim.

Em Verona, no norte da Itália, fica a casa que teria pertencido à família Capello, que por sua vez teria inspirado Shakespeare a criar a família Capuletto na peça Romeu e Julieta. Independentemente da veracidade da história (até hoje não se sabe se o dramaturgo inglês teve alguma inspiração real), o certo é que atualmente a casa abriga um museu com objetos do século XIII, com direito à varanda onde Julieta teria se encontrado com seu amado e uma estátua de bronze da Srta. Capuletto no jardim.

Nos muros que cercam a residência é possível encontrar declarações apaixonadas de casais do mundo todo. Dentro da casa, afrescos e trechos do livro completam o ambiente. Aos apaixonados, Giulietta Capuletto responde cartas e e-mails com dilemas amorosos através do Clube da Julieta, uma associação composta de moradoras de Verona que trabalham como voluntárias respondendo aos dilemas amorosos enviados para lá.

Onde encontrar? Via Cappello, 23, a poucos metros da central Pazza delle Erbe, em Verona, na Itália.

Sorte: Quem deseja encontrar o verdadeiro amor deve passar a mão sobre o seio direito da estátua da Julieta.

3. Touro da Galleria Vittorio Emanuelle II

Um dos pontos turísticos mais famosos de Milão é a Piazza Del Duom...

Um dos pontos turísticos mais famosos de Milão é a Piazza Del Duom…

Um dos pontos turísticos mais famosos de Milão é a Piazza Del Duomo onde, além da Catedral Gótica (a maior do mundo nesse estilo), encontra-se a Galleria Vittorio Emanuelle II. Lá, é possível gastar bastante os olhos nas lojas das grifes mais famosas e caras do mundo todo, bem como visitar os famosos cafés e restaurantes.

Mesmo que fazer compras não esteja entre em seus planos, vale a pena visitar a galeria por sua arquitetura. No centro do local há um octógono formado pelo cruzamento das vias do local. É lá que se encontra o brasão central, que representa a Casa Savóia, uma dinastia europeia. Ao lado da imagem, seguindo na direção de cada uma das saídas, encontram-se quatro mosaicos que representam cidades que uma vez foram capitais do reino da Itália: Roma, Milão, Florença e Turim.

É nessa última que os supersticiosos devem apostar suas fichas – os milaneses acreditam que pisar na genitália do touro que representa a cidade trás sorte. Originalmente a tradição deveria ser feita dia 31 de dezembro para trazer sorte para o ano seguinte, mas ao longo do tempo a crença se tornou válida para os turistas que visitam o local ao longo do ano.

Onde encontrar? Piazza del Duomo, 20121, em Milão, na Itália.

Sorte: Pise com o calcanhar do pé direito sobre a genitália do touro representado no mosaico e dê um giro sobre ele.

*Super Interessante / Por Júlia Matravolgyi

Compartilhe esse texto com seus contatos:

One Response to TURISMO E HISTÓRIA : 3 lugares Famosos, com Fama de Dar Sorte *

  1. mbt schuhe habari black TURISMO E HISTÓRIA : 3 lugares Famosos, com Fama de Dar Sorte * | Blog do Abelhudo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *