Homenagem: JOÃO SOARES SOBRINHO – O Homem e o Político

JOÃO SOARES SOBRINHO

"Deus é Fiel" - João Soares Sobrinho

“Deus é Fiel” – João Soares Sobrinho

Nascido na velha Capivara em 16 de maio de 1926, faria hoje, 87 anos. João ou Danda, pras os de casa era um predestino a quem Deus, na sua infinita sabedoria, deu-lhe o dom da diplomacia.

Fazenda Capivara de Pedro Soares de Siqueira

Foi vereador em dois mandatos, vice-prefeito duas vezes e prefeito por três mandatos.
Tem seu nome escrito na história da sua Sanharó como um homem digno e honesto.
Dedicou-se de corpo e alma e tinha grande zelo pela coisa pública. Foi um benemérito e um grande humanista. Na época em que se podia nomear sem concurso, foi através desse humanismo que empregou muitas pessoas. Alguns desses superfavorecidos depois lhes viraram às costas, numa demonstração de falta de gratidão e principalmente, de falta de caráter.

João Soares sempre foi maior do que tudo isso. Um homem sem mágoas e com total desapreço ao mercantilismo. Saiu da política maior do entrou em dignidade e honradez. Contudo, não fora a modestíssima aposentadoria como auxiliar administrativo da secretária estadual da fazenda e como salário mínimo do INSS, nada mais tinha de patrimônio físico/financeiro.

Nunca o vi reclamar de nada disso. Sobrava-lhe bom humor e amor ao próximo como exercício diário para superar algum desânimo que pudesse lhe abater.

João Soares - Danda. Amado pela família respeitado e admirado pelos amigos

João Soares – Danda. Amado pela família respeitado e admirado pelos amigos

A cidade por que tanto fez e amou ainda não lhe fez jus ao auferir uma obra pública que levasse seu honrado. Certamente que o tempo, senhor da razão, se encarregará disso. Aliás, esse desapreço por figuras importantes da história de Sanharó é algo abjeto. Mesquinho e injusto. Afora João Soares Sobrinho, outras figuras marcantes estão condenadas ao esquecimento por erro, omissão e má fé  dos que não deveriam cometê-lo.

Diz o dito popular: “Morre o Homem e fica a fama”. O valor dessa fama é intrinsecamente inferior, igual ou superior ao que efetivamente a pessoa faz jus. João Soares é detentor de qualidades que permitem que ele se inscreva na galeria das maiores figuras públicas do município de Sanharó.

Um Causo

De repente aparece Ramos (motorista) com alguns papeis à mão e o procura: “seu João. Me dê a chave do seu carro pra eu ir ali no posto de Serafim levar esses papeis para ele assinar. João, na tranquilidade que estava, continuo e apenas respondeu: ” de jeito nenhum. O carrim (opala verde) tá cansado. Chegou agora de Caruaru e tá ali descansando debaixo daquela algaroba e não sai dali pra ninguém. Se vire e procure outro”. Esse era o nosso João.

Dom Pablito
Editor

Compartilhe esse texto com seus contatos:

8 Responses to Homenagem: JOÃO SOARES SOBRINHO – O Homem e o Político

  1. Rubiana disse:

    Meu pai foi e sempre será um exemplo de cidadão e homem, isso ninguém pode mudar!
    Sinto muito orgulho de poder lembra-lo, mas com muitas saudades e vazio.

  2. MARCO SOARES disse:

    Aconselho aos familiares do saudoso JOÃO SOARES, meu ilustre tio, a não se angustiarem com tais coisas. A pequenez dos que fazem o mundo político é notória.
    São raras as exceções, infelizmente.

    • Dom Pablito disse:

      Concordo Marco. Apenas sinto que é preciso ressaltar, o que já seria óbvio, mas pecar pela omissão de não reclamar.

      • vivian soares disse:

        Gostaria de agradecer pelas homenagens que foram aqui feitas ao meu pai! homem honrado e amado por muitos, ele nunca será esquecido. Um dia quem sabe alguém lembre de prestar uma homenagem a ele em Sanharó, para que os jovens saibam quem ele foi e tudo que ele fez por sanharó. Adorei tudo que foi escrito sobre meu pai, eu realmente me emocionei. Você descreveu exatamente o que ele foi.

        Muito grata!

        • Dom Pablito disse:

          Olha Vivian. Políticos do estilo de João Soares estão em extinção. Continuaremos, sim, a lembrar do seu honrado nome. Pode acreditar!

  3. Mais do que um líder político, Seu João Soares entrou para a história de Sanharó como um prefeito humanitário e simples. Todos os importantes cargos políticos que ocupou, foram marcados por essa característica de valorizar o outro, independente de cores partidárias.
    Nossa cidade perdeu um de seus filhos mais ilustres (e simples). Que seu legado público sirva de exemplo e de respeito a todos .

  4. André Muniz disse:

    AGRADEÇO AO EDITOR PELA HOMENAGEM

    SERIA CHOVER NO MOLHADO AINDA ENALTECER AS VIRTUDES DO MEU AVÔ ENTÃO DEIXO QUE AQUELES QUE SE SENTIREM A VONTADE PARA TAL O FAÇAM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *