Sanharó/Homenagem: Morre o Sanharoense Severino xique-xique… *

 

SANHARÓ DE LUTO

Acabamos de ser informados de  que faleceu em Guarulhos-SP, o sanharoense SEVERINO AQUINO MONTEIRO. Popularmente conhecido por Severino Xique-xique notabilizou-se como um defensor intransigente dos valores da nossa Sanharó. Mesmo morando tão longe por mais de 50 anos, nunca esqueceu seu torrão natal. Esteve aqui há dois anos…Veio pra o enterro do irmão Fabiano e ficou quase um ano, só voltou apulso…

Orador nato, adorava fazer uso desse expediente. Que o diga o nosso padre Nilson (Jose Gomes de Melo) das tantas vezes que ele bobeava e “xique-xique” já estava com a palavra…

É uma perda lamentável sob todos os aspectos. Severino ajudou muitos conterrâneos que o procuravam lá nas “terras do sul”…Tinha muito orgulho da sua raiz e principalmente por ser filho do estimado casal – Maria Pacífica e Ernesto Monteiro.

O blog OABELHUDO, através de Leonides Caraciolo o homenageou em crônica postada em 17 de novembro de 2010. (leia abaixo). A revista Veja cita-o em edição de 1976, quando disputou a prefeitura de Guarulhos e fazia campanha montado num jegue. O jornal do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos, presta uma singela homenagem quando o retrata como a Personalidade do Mês – Personagem do mês  –  Severino Xique-Xique, um pernambucano arretado à serviço de Guarulhos.

Aos familiares e amigos nossas condolências e o desejo de que Deus, na sua infinita bondade, conforte a todos.

 

 

 

SEVERINO AQUINO MONTEIRO

ou SEVERINO XIQUE-XIQUE.

 

 



Ernesto Monteiro, casado com Maria Pacifica, filha de Clara Pacifica Leite e de Joaquim Francisco de Assis Aquino (Pai Joaquim) deixou a sucessão:
Rafael, Pacífica, Inês, Anunciada, Ermano, Alzira, Francisco, Judite, Severino, apelidado de Severino Xique-Xique, Fabiano, Paulo e José Monteiro.

PERSONAGENS DA HISTÓRIA DE SANHARÓ/Severino de Aquino Monteiro –

Por Leonides de Oliveira Caraciolo. (Postado em 17 de novembro de 2010)

SEVERINO XIQUE-XIQUE

Luiz de Salvo Neto (Titico) em uma reportagem no Jornal do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos-SP, escreve:
“O ex-subdelegado do Trabalho de Guarulhos, Severino Xique-Xique, que do alto dos seus 86 anos ainda mantém intacta a sua lucidez, como também conserva seu espírito patriótico e amor ao povo brasileiro, com um carinho especial aos seus irmãos nordestinos. Como se diz no Nordeste, é um cabra arretado, ou seja, firme, disposto e pau pra toda obra.
Praticamente não existe uma só pessoa em Guarulhos que não conheça, nunca viu ou pelo menos nunca ouviu falar em Severino Xique-Xique. Figura folclórica, principalmente quando foi candidato a prefeito e saía montado em seu jegue pelas ruas da cidade, Severino é uma das pessoas mais respeitada pelo seu carisma e por ter sido por muitos anos subdelegado do Trabalho em Guarulhos.

Na Subdelegacia do Trabalho, Severino faz questão de ressaltar: “Minha assinatura está no registro profissional de muitas pessoas influentes na cidade. Sempre procurei respeitar o trabalhador, que é quem movimenta este País. Sofri muito na minha vida e sei como é difícil conseguir alguma coisa. Sou do tempo do pau de arara, foi como vim para São Paulo, e dói saber que muitos nordestinos ainda fazem esta jornada”.

Política – Fã incondicional de Getúlio Vargas – “foi o maior brasileiro que este País já teve”, diz – Severino é categórico: “Se houvesse realmente democracia plena, não teríamos tantos escândalos, como colocar dinheiro na cueca. A verdadeira democracia vai aparecer quando o trabalhador for maioria nas Câmaras Municipais, nas Assembleias Legislativas e no Congresso Nacional”.

Casado e pai de sete filhos homens (todos “cabras machos”), Severino Aquino Monteiro ou simplesmente “Xique-Xique”, como gosta de ser chamado, nasceu em 16 de março de 1924 na pequena cidade de Sanharó, no interior pernambucano. Veio para São Paulo e se instalou em Guarulhos.
Trabalhou por 17 anos na Subdelegacia do Trabalho (12 anos como subdelegado e cinco respondendo pelo expediente) e atualmente está aposentado.
Hoje, aos 86 anos de idade e mesmo doente (está com Mal de Parkinson e Alzheimer), Severino Xique-Xique continua percorrendo as ruas de Guarulhos, parando a todo instante para conversar. O calor das pessoas, com sua honestidade e simplicidade, faz bem para a alma… É um homem calejado, folclórico, mas um amigo para todas as horas”.

Severino Xique-Xique, para os paulistas de Guarulhos.

REVISTA VEJA.

Na Edição n° 0415 de 18 de agosto de 1976, páginas 20 e 21, no texto referente a matéria de Capa, lê-se:

“Em Guarulhos, cidade de 400.000 habitantes e 150.000 eleitores, Severino “Xique-Xique”, segue à risca as instruções do seu padroeiro e fala numa linguagem impressionante. ”Cabra que ouviu falar de Lampião, Maria Bonita Chumbinho e Doroteu; que já tomou banho no Rio São Francisco, no Pajeú de fulo e no Capibaribe; sabendo o que é uma baraúna, um pé de angico e que já comeu pirão no dedo da mãe tirado de alguidar de barro, não vai deixar de pensar em Severino”. Reza ele à sua plateia. Aos 52 anos, com seu 1,80 de altura, Severino se transformou no mais popular dos seis candidato a prefeitura de Guarulhos. Com as amizades que fez na Delegacia Regional do Trabalho, onde tem um emprego, ele conhece palmo a palmo o operariado local,  gaba-se de ter conseguido, nos últimos três meses, empregos ou pelo menos indicações de empregos para uns 11.000 desempregados, quase todos nordestinos como ele.

Leonides Caraciolo.

Fotos de Cláudio Omena (Jornal do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos)

Compartilhe esse texto com seus contatos:

10 Responses to Sanharó/Homenagem: Morre o Sanharoense Severino xique-xique… *

  1. FALECEU HOJE MEU TIO QUERIDO. O IRMÃO MAIS VELHO DE MEU PAI “SEVERINO XIQUE XIQUE.

    GENTE FINÍSSIMA, UM SER HUMANO INTOCÁVEL DE UM SENSO DE HUMOR APRIMORADO, LAPIDADO, ATENCIOSO COM A FAMÍLIA, CALMO, SERENO E TRANQUILO ELE ERA SEMPRE PELO JUSTO.

    ADEUS, MEU TIO. Como é estranho isso, pois uma hora a pessoa está conosco e em outra você nunca mais a verá. Por que que tem de ser assim?! Droga. Mas fazer o que?

    ESTOU TRISTE HOJE, MAS APOSTO QUE NÃO É O QUE VOCÊ QUER, TIO. UM DIA NOS ENCONTRAREMOS TODOS NUMA ENORME FESTA ONDE IREMOS RIR MUITO, QUE É O QUE DE MELHOR FAZEMOS QUANDO NOS REUNIMOS AQUI NA TERRA. VAI COM DEUS.

    PARA OS QUE FICAM, É ASSIM MESMO QUE FUNCIONA. DAQUI UM TEMPO SOU EU, VOCÊ E TODOS IREMOS. FAZ PARTE ISSO, TENHA OU NÃO MEDO DA ESCURIDÃO DA MORTE. A GENTE REZA QUE ESSA TÃO ESPERADA VIDA POSTERIOR EXISTA, SENÃO, DO QUE VALEU VIVER AQUI.

  2. Everaldo José da Silva. disse:

    Nosso cordial bom dia ! Dgmº Sr. Severino Aquino Monteiro, popularizado Severino Xique-Xique, saudações fraternainais, extensivas a todos seus familiares, amigos, colaboradres e correligionários. Quem está interagindo é o radialista, publicitário/redator Everaldo Silva, aqui de Toritama – PE. Externamos nossos votos de parabéns pelo seu honroso trabalho, c/ admirável dedicação na defesa dos problemas que envolvem socialmente nossos irmãos nordestinos aí em São Paulo.Estamos no ano que comemora-se o centenário de Luíz Gonzaga, o Rei do Baião, pernambucano sertanejo de Exu, do sertão do Araripe, entretanto existe pouca mobilização cultural/ artística p/ prestarmos homenagens à altura daquele que c/ sua inconfundível voz, defendeu, divulgou nosssos costumes, crenças, o terrível sofrimento da seca, propagou de forma extensa e intensa em todos os quadrantes do solo brasileiro e até no exterior, Gonzagão é indiscutivelmente o fundador do forró pé- de-serra, ritmo musical que contageia pessoas de todas as idades e de todas as classes sociais, de norte ao sul do nosso querido Brasil.Infelizmente muitos políticos possuem a mente fechada, quando se fala em cultura,os investimentos feitos na área cultural são insastifatórios, os artistas, dos mais diversos gêneros culturais ainda não são reconhecidos, o quanto deveriam ser. Um grupo de amigos nossos, após uma reunião, estamos objetivando fundar a Associação de Artistas Gonzagueanos, p/ preservar/ veicular o legado musical deixado pelo Gonzagão. Precisamos firmar parcerias/contatos. Sugestionamos que voçês que fazem a diretoria e outros departamentos da Associação ds Nordestinos, realizem concursos culturais, c/ exposição de quadros desenhados por artitas plásticos, poesias, teatro,artesanato, chincanas escolares, eventos folclóricos, campeonatos culturais, caminhada itinerante, etc. toda essa grande programação homenageando o Rei do Baião que completará cem anos , nodia 13/12/2012, seria ótimo se os governantes municipais e estaduais construissem estátuas/bustos do Gonzagão, no Terminal Rodoviário do Tietê, pois é ponto de embarque/desembarque de milhares de nordestinos, também em locais de grande aglomeração de pessoas/turistas, principalmente seria bom se fose criado um espaço público p/ shoows musicais, cujo repertório e apresentações sejam fundamentadas no autêntico forró nordestino e outros ritmos que se originaram apartir do grande talento do Gonzagão. Sugestionamos ainda que voçês concedam em evento público, Certificados de Artistas Gonzagueanos, a todos aqueles que cotidianamente preservam/ divulgam através de seus trabalhos artísticos à grande obra deixada pelo sertanejo matuto que conquistou o mundo. Aguardo resposta. Tel.: (81) 9236-3854. Abraços fraternais !

  3. Cláudio Freitas disse:

    Me lembro muito bem que na minha adolescência, ou mas precisamente na década de 70, Severino Monteiro ou Severino Xique Xique como gosta de ser chamado vinha de Guarulhos -SP, em seu carro da marca Maverick lotado de brinquedos e tecidos e através de um gesto de muito amor em prol do seu povão destribuia para os menos favarecidos aqui desta cidade.

    • Dom Pablito disse:

      Amigo claudio. a vida é feita também de boas lembranças. e é isso que você faz ao mencionar tal fato que marcou um período da sua vida…estamos aguardando a resenha do festival de sanfonas de Juazeiro/Petrolina.

  4. Clovão disse:

    Só complementando, já que o meu PC tá com essa mania malassombrada de, vez em quando, “enviar” o comentário sem eu ter concluido.

    Dom Pablito faz uma recente observação em um dos seus comentários que “tou inspirado”. Aí, meu caro, como não tá, tando aqui no Blog, ainda nas “divisôes de base”, mas já tendo a hora e o orgulho de poder “tabelar” com Pelé, Coutinho, Ademir da Guia etc etc.

    Digo-lhes mais, sou um funçador na Net e perdi as contas dos grandes Blogs que adotaram/hospedaram o OAbelhudo, com destaque, nos seus espaços de Blogs Parceiros.

    • Dom Pablito disse:

      Caro Clovão. Estamos chegando aos 90.000 e, certamente, ate´o final do ano, romperemos a barreira dos 100.000. Juro que a vitória é de todos nós. Aguardemos só mais um pouco. Vale pelo simbolismo!!!

  5. Clovão disse:

    Desde que( re)(re)retornei ao Blog que tava sentindo falta das imperdíveis matérias/aulas do Prof. Leonides.

    Faz essa “ponte”, como ninguém, nos ligando a lugares, pessoas, momentos que, embora “lá atráss”, parece que “foi ontem” quando lemos seus artigos.

  6. Quem não conhece meu Tio Severino ou simplesmente chamado “Xique-Xique” Monteiro de Aquino? Pois é, de chapéu de couro, gibão e berrante, o velho guerreiro no alto dos seus 86 anos, mais que aparente pelo menos 10 a menos, ainda participa ativamente da vida social na Cidade de Guarulhos. Ele ainda ostenta o título de Fiscal do Trabalho mais antigo do País e é uma lenda, quase um folclore político. Quando se candidatou a Prefeito de Guarulhos, fazia campanha montado sobre um jegue. De coração bondoso, ajuda muito a quem necessita e nunca negou sua mão estendida aos mais necessitados. Em sua vida profissional, sempre promoveu a paz social e a composição entre empregados e empregadores. “É sempre bom atender a todos e nunca deixar a cabra com sede ou a onça com fome”, define, Mais sabia ser duro com os infratores da Lei. “O cabra que só de leve pensasse em desrespeitar ele fazia fazia suar mais que pano de cuscuz.
    Xique-Xique que até hoje goza de grande prestígio entre industrias, comerciantes, advogados, políticos, trabalhadores e principalemnte, sindicalistas, tanto da Força Sindical quanto da CUT.

    • Dom Pablito disse:

      Caro Hermano. O seu comentário seria imprescindível sobre essa figura exponencial de nossa terra. Severino Xique-Xique. Além de chique é um cara muito humanista. Tínhamos esquecido do jegue e você lembrou em boa hora. Na veja, citada na postagem, tem uma foto dele montado no jeguinho. Toda fagueiro…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *